Hospital Central lança projeto focado na segurança do paciente

O Hospital Estadual Central – Benício Tavares Pereira (HEC) começou o ano investindo na segurança do paciente. Após meses de planejamento, o projeto ‘4 Estações da Segurança’ saiu do papel e foi apresentado, nessa sexta-feira (17), aos gestores de diversos setores da instituição. A ideia é implantar e desenvolver ações focadas em uma assistência cada vez mais segura.

O conteúdo apresentado será disseminado entre as equipes, para que todos tenham consciência da importância de suas ações e funções dentro do hospital. O projeto tem o objetivo de unir esforços para proporcionar um atendimento mais seguro ao paciente. Durante todo o ano de 2020, os colaboradores terão a oportunidade de participar de capacitações voltadas para a qualidade dos serviços prestados, fazendo com que isso se torne rotina.

Ao longo de 2019, o projeto foi amplamente discutido e os temas foram escolhidos com base nas sugestões dos envolvidos, sendo eles: “Verão da identificação correta dos pacientes e da comunicação efetiva”; “Outono da higienização das mãos e da segurança na administração de medicamentos”; “Inverno da redução de queda e lesão por pressão”; “Primavera da cirurgia segura”.

Cada um desses temas será trabalhado durante uma estação do ano. Nesse período, os principais assuntos relacionados à segurança do paciente serão abordados com as equipes, e os corredores e postos de enfermagem permanecerão decorados para manter a chama do projeto acesa.

“As ações serão realizadas de formas variadas, dependendo do tema. Podem ser oficinas, teatro, jogos, todas focadas nos temas. Algumas serão mais lúdicas enquanto outras precisarão de um momento de mais ‘seriedade’ e concentração dos participantes”, contou a médica da Qualidade e Núcleo de Segurança do Paciente e uma das idealizadoras do projeto, Cristiana Costa Gomes.

Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC)

A Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC) é uma entidade filantrópica e Organização Social de Saúde (OSS), fundada em 1922 no Brasil. A instituição concentra atividades nas áreas da saúde, educação e assistência social, formando uma rede a serviço da vida.

Desde 2011, a ACSC é a responsável pelo gerenciamento do Hospital Estadual Central – Benício Tavares Pereira (HEC), localizado no Centro de Vitória, garantindo 100% de atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).