Projeto Barraginhas é iniciado em Barra de São Francisco

ATRAVÉS DE PARCERIA PREFEITURA DÁ INÍCIO AO PROJETO BARRAGINHAS EM BARRA DE SÃO FRANCISCO

CÓRREGOS ITÁ E JABUTICABA SERÃO OS PIONEIROS POR CAUSA DE MAIOR ESCASSEZ DE ÁGUA

A Prefeitura de Barra de São Francisco se reuniu com a Associação de Moradores dos Córregos Itá e Jabuticaba, na noite desta segunda-feira (27), para tratar de assuntos relacionados ao ‘Projeto Barraginhas’, que já está com o recurso depositado em conta. O projeto, possível por meio de parceria entre a prefeitura com o Ministério Público Federal (Procuradoria de Colatina) e Instituto Terra, tem como finalidade beneficiar produtores rurais com a conservação de água.

Ao todo, o projeto prevê a construção de 691 barraginhas, isso sem qualquer custo para o produtor rural. Nesse primeiro momento, tendo em vista uma maior escassez de água nos dois córregos citados, as duas localidades serão as primeiras a serem contempladas, segundo informou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que também destacou a necessidade do cadastramento de todos os produtores das comunidades.

A Construção das barraginhas é uma tecnologia desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para as propriedades rurais, tendo como finalidade captar e infiltrar água no solo impedindo processos erosivos e degradantes, minimizando enchentes e poluição dos córregos e mananciais.

Participaram da reunião o Secretário Municipal de Meio Ambiente, José Henrique Bolzan Prado, o Subsecretário Municipal de Agricultura, Genilton Muniz de Melo, o Secretário Municipal de Interior e Transportes, Marcello Vieira de Souza e a Superintendente de Escrituração, Renata Rianny Huguinim Sena, juntamente com o vereador Wilson Pinto das Mercês (Mulinha).