Sul tem audiência sobre violência contra crianças

Para o debate nesta quinta, em Itapemirim, Comissão de Proteção à Criança e do Adolescente convidou gestores públicos municipais 

Por Márcia Tourinho 

Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente
Debate foi proposto por Pazolini (c), presidente da Comissão de Proteção à Criança / Foto: Lucas Silva

O combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes é tema da audiência pública a ser realizada pela Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente no município de Itapemirim, sul do Estado.

Proposto pelo deputado Delegado Lorenzo Pazolini (sem partido), o debate acontecerá na Igreja Batista Memorial, no bairro Garrafão, nesta quinta-feira (5), às 18 horas.  

Foram convidados para a Audiência: o prefeito municipal de Itapemirim, Thiago Peçanha Lopes (PSDB); os secretários de Assistência Social, de Saúde e de Educação do município, Angel Hugo Correa, Zelia Rita Kock Ferreguette e Viviane da Rocha Peçanha, respectivamente.

Também estão entre os convidados o presidente da Câmara Municipal de Itapemirim, Delfino Amaro, e o pastor da Igreja Assembleia de Deus Missão Resgate de Itapemirim, Jose Augusto de Souza Cardoso.

Na data de 18 de maio, celebra-se o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970/2000. 

Segundo o Ministério da Mulher, da Família e Direitos Humanos (MDH), responsável por coordenar as ações de combate às violações dirigidas à criança e ao adolescente, o Disque 100 (Disque Direitos Humanos) registrou que das mais de 70 mil denúncias envolvendo crianças e adolescentes em 2018. Desse total, mais de 17 mil são referentes à violência e exploração sexual. 

Colegiado

A Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente é presidida pelo deputado Delegado Lorenzo Pazolini (sem partido). O deputado Luciano Machado (PV) é o vice-presidente e Vandinho Leite (PSDB), membro efetivo. Na suplência estão Marcos Mansur (PSDB) e Marcelo Santos (PDT).