No mês do voluntariado, uma campanha para voluntários

São pessoas que realizam qualquer tipo de serviço, por pelo menos uma hora na semana, sem receber nenhuma remuneração em dinheiro ou benefícios. Para celebrar a Semana do Voluntariado e promover o voluntariado de forma articulada entre governo, organizações da sociedade civil e setor privado, o Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado, o Pátria Voluntária, lança uma campanha publicitária em dezembro.

Em evento no Palácio do Planalto, no dia 2 de dezembro, o presidente da República, Jair Bolsonaro, e a presidente do Conselho do Pátria Voluntária, a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, apresentam as peças criadas para aumentar a participação dos brasileiros em ações voluntárias.

Composta por filme, jingle e peças digitais, a campanha estará na TV, cinema, rádio, internet e redes sociais. Com o conceito “Fazer o bem é pra você também”, a campanha fala sobre como a realização e a satisfação pessoal em fazer o bem contribuem para uma sociedade melhor e mais justa.

“Estamos prontos para promover o diálogo com representantes de instituições governamentais e não governamentais sobre a promoção do voluntariado no País, de forma transparente, identificando prioridades e realizando ações concretas voltadas à inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação ou fragilização de vínculos afetivos e de dependência”, enfatizou Michelle.

Para aumentar o engajamento dos cidadãos, a campanha será veiculada até o dia 20 de dezembro. A música estará disponível em plataformas digitais de música, como o Spotify e Deezer. O governo lança, ainda, uma novidade – o lyric vídeo: um filme sem áudio, com a letra da música em lettering e a participação de uma intérprete em Libras. 

As histórias apresentadas nas peças da campanha são de personagens reais, em diferentes áreas em que praticam suas ações voluntárias. Na internet e redes sociais esses relatos serão apresentados com mais aprofundamento, levando os depoimentos para o público. No Dia Internacional do Voluntariado, celebrado no dia 5 de dezembro, o presidente Jair Bolsonaro vai convocar a sociedade a se engajar ao Pátria Voluntária, durante sua habitual live nas redes sociais. 

Prêmio e Selo

O decreto que instituiu o Pátria Voluntária, em julho deste ano, também estabelece a criação do Prêmio Nacional de Incentivo ao Voluntariado. De caráter simbólico, a premiação será concedida anualmente em reconhecimento à atuação de cidadãos e entidades promotoras de atividades voluntárias de interesse social. Além do prêmio, foi criado o Selo de Acreditação do Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado, que será entregue para organizações da sociedade civil que desenvolvam ou estimulem trabalhos voluntários.