Governo Federal lança campanha para incentivar trabalho voluntário no País

Governo Federal lança campanha para incentivar trabalho voluntário no País

O Governo Federal anunciou, nesta segunda-feira (02), a Campanha Pátria Voluntária, que tem a finalidade de estimular a prática de ações de solidariedade entre os brasileiros, em todo o País. Composta por filme, jingle e peças digitais, a campanha estará na TV, no cinema, no rádio, internet e redes sociais até o dia 20 de dezembro. Com o conceito ‘Fazer o Bem é Pra Você Também’, o carro-chefe é o tema musical — um jingle de 60 segundos. A música estará disponível na plataforma digital de música Spotify. Além disso, há ainda uma novidade: o lyric vídeo, filme sem áudio, com a letra da música em lettering e interpretação em libras, que estará disponível nas redes sociais.

O principal objetivo da campanha é divulgar o Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado (Pátria Voluntária) para estimular o engajamento da população em ações humanitárias e ressaltar os impactos positivos dessas iniciativas na sociedade. A estratégia publicitária vai destacar a importância do voluntariado para o crescimento do terceiro setor e para tornar o Brasil um país mais justo e mais solidário. De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios Contínua (Pnad), do IBGE, 7,2 milhões de pessoas no Brasil realizaram trabalho voluntário em 2018. 

Conselho

O Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado – Pátria Voluntária – foi criado por meio do Decreto nº 9906, em 9 de julho deste ano. As ações são propostas e conduzidas pelo grupo, constituído por 24 membros, sendo 12 representantes de ministérios e 12 representantes da sociedade civil. As metas do programa serão validadas pelo Conselho também no dia 2 de dezembro e, em seguida, divulgadas.

O decreto instituiu, ainda, o Prêmio Nacional de Incentivo ao Voluntariado, de caráter simbólico e concedido todos os anos, em homenagem à atuação de pessoas e entidades voluntárias de relevante interesse social. Também foi criado o Selo de Acreditação do Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado, como forma de reconhecimento de organizações da sociedade civil que desenvolvam ou estimulem trabalhos voluntários.

Capacitação

O Conselho Gestor do Pátria Voluntária tem se destacado, desde a sua criação, por iniciativas de estímulo ao voluntariado não apenas de forma isolada, mas, sobretudo, em parceria com entidades e instituições dedicadas à mesma causa. No dia 28 de agosto, em comemoração ao Dia Nacional do Voluntariado, celebrado naquela data, o presidente Jair Bolsonaro assinou decreto que autoriza a concessão de licença para capacitação de servidores públicos federais para a realização de cursos conjugados com atividades voluntárias.

Nesse mesmo dia, com o apoio do governo do Distrito Federal, o Conselho do Pátria Voluntária iniciou uma campanha para o recolhimento de donativos, destinada a ajudar instituições voltadas à população vulnerável do DF. Outro exemplo de parceria exitosa partiu do Ministério da Agricultura que doou ao Pátria Voluntária 4 mil quilos de alimentos arrecadados durante o Festival do Tambaqui, na Esplanada dos Ministérios, em 7 de agosto. Em outubro, atendendo a convite da presidente do Conselho, a primeira-dama Michelle Bolsonaro, esposas de governadores de Estado da Federação participaram do chá das primeiras-damas do Brasil, no Palácio da Alvorada, para conhecer o programa Pátria Voluntária.

Agenda

No calendário de ações conjuntas envolvendo a divulgação dos objetivos do Pátria Voluntária, destacam-se a corrida e caminhada “V Inclusão a Toda Prova”, que aconteceu no domingo, 1, no Circuito Obelisco Ibirapuera, em São Paulo. Durante o evento, que homenageia o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3/12) e que visa promover a inclusão de crianças, jovens e adultos com e sem deficiência de áreas de alta vulnerabilidade social, o público presente será convidado a conhecer o Pátria Voluntária e a aderir a ações e campanhas de ajuda aos mais carentes.

No dia 5 de dezembro, Dia Internacional do Voluntário, está previsto o lançamento da campanha “Amigos do Pátria Voluntária”, uma parceria entre as primeiras-damas dos Estados e o Programa Pátria Voluntária. A intenção é desenvolver iniciativas que motivem o cidadão brasileiro a participar de ações transformadoras. A primeira delas prevê a mobilização de voluntários, por meio do Portal do Pátria Voluntária, para cadastramento de instituições e divulgação de suas necessidades de trabalho voluntário.

Saiba mais aqui sobre o Pátria Vountária.