Cultura faz balanço sobre atividades do ano

Colegiado realizou 19 reuniões para discutir assuntos como patrimônio cultural, produção literária e cultura religiosa 

Por Márcia Tourinho

Comissão de Cultura
Comissão fez, nesta segunda-feira, a última reunião do ano / Foto: Tati Beling

A Comissão de Cultura e Comunicação Social da Casa fez, nesta segunda-feira (9), a última reunião do ano prestando contas sobre o trabalho desenvolvido em 2019. No balanço do colegiado, que realizou 17 reuniões ordinárias e duas extraordinárias, todas as ações foram importantes para a valorização e incentivo às diversas áreas da cultura capixaba.

Os temas discutidos pela comissão foram patrimônio cultural, atividades circenses, atividades musicais, cultura religiosa, cinema, educação, arte, cultura e lazer, publicação literária, incentivo à leitura e cultura afrodescendente.

Orçamento

A supressão de R$ 10 milhões da pasta da Cultura para o orçamento estadual de 2020 também foi lembrado na reunião.  O colegiado defende emenda ao Projeto de Lei (PL) 830/2019, em análise na Assembleia Legislativa, para diminuir esse impacto no orçamento. 

O presidente da Comissão de Cultura, Torino Marques (PSL), detacou como “conquista consolidada” a Indicação Parlamentar 1.320/2019, que coloca o FestCine Pedra Azul  no calendário de eventos do Estado. 

“O evento, com abrangência internacional, fez sua segunda edição este ano em Domingos Martins e é oportunidade de o Estado receber produções e turistas de vários países, o que gera reconhecimento cultural e aumento da atividade comercial na região”, destacou Torino.

Além de Torino, participaram da reunião os deputados Danilo Bahiense (PSL) e Carlos Von (Avante), o jornalista e escritor Antônio de Pádua Gurgel; e os editores Caco Apel e Ester Arruda.