Castelo recebe debate sobre segurança pública

Será a 13ª audiência pública realizada pela Comissão de Segurança da Assembleia em municípios do Estado este ano

Por Silvia Magna

Comissão de Segurança
Debate da Comissão de Segurança será na Câmara de Vereadores de Castelo / Foto: Tati Beling

A cidade de Castelo, no sul do estado, receberá nesta quarta-feira (4) a Comissão de Segurança e Combate ao Crime Organizado para a audiência pública que debaterá o tema “Segurança Pública – Direitos e Prioridades”. O debate acontecerá na Câmara de Vereadores, às 18 horas. 

O colegiado, por meio do projeto “Comissão de Segurança Itinerante”, já realizou o encontro em Colatina, Cachoeiro de Itapemirim, Vila Velha, Aracruz, Linhares, Fundão, Rio Novo do Sul, Guaçuí, EcoporangaPresidente Kennedy, Guarapari e São Mateus

O objetivo desse trabalho é elaborar um relatório com as principais reivindicações e propostas para serem apresentadas ao Poder Executivo. 

As atribuições da comissão são discutir, votar e fiscalizar projetos e ações relacionados à prevenção da violência e da criminalidade, segurança social e do sistema penitenciário, delegacias especializadas de Polícia Civil, política de defesa estadual, estudos e pesquisas estratégicas relacionadas com o sistema de segurança do Estado, segurança pública e seus órgãos institucionais. 

Também são deliberadas pautas preventivas, de fiscalização e combate ao uso de drogas e ao tráfico de entorpecentes, grupos paramilitares e de extermínio, organização dos órgãos da administração pública encarregados especificamente da Segurança Pública – Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, conflitos no sistema penitenciário, destinação de recursos públicos para a segurança e demais assuntos pertinentes ao seu campo temático.

A Comissão é presidida pelo deputado Delegado Danilo Bahiense (PSL), tendo como vice-presidente o deputado Coronel Alexandre Quintino (PSL). Outros membros que compõem o colegiado são os deputados Euclério Sampaio (sem partido), Capitão Assumção (PSL), Delegado Lorenzo Pazolini (sem partido), Marcelo Santos (PDT), Enivaldo dos Anjos (PSD), Dr. Emílio Mameri (PSDB) e Luciano Machado (PV).