Cadeira de rodas via SUS é tema de audiência

Comissão da Assembleia vai conhecer as demandas relacionadas com materiais que são garantidos pelo Sistema Único de Saúde à pessoa com deficiência

Por Kissila Mell

Comissão de Saúde
Debate será promovido pela Comissão de Saúde / Foto: Tati Beling

A Comissão de Saúde promove audiência pública nesta terça-feira (3) para discutir as demandas relacionadas com as cadeiras de rodas fornecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O debate será no Plenário Dirceu Cardoso, às 19 horas, e deve contar com a presença de secretários estaduais e municipais, representantes de entidades de classe e de instituições do campo da saúde além das próprias pessoas com deficiência.

Estão confirmados para o debate: a representante do Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência de Vila Velha, Rosilda Maria Diniz; o diretor Administrativo do Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), Ivany Heringer Braz; e a chefe do Núcleo da Unidade de Trabalho de Prótese, Órtese e meios auxiliares de locomoção (UTPO), Adriana Gimenez Mascarenhas.

De acordo com o site do Governo do Estado, de janeiro até o início de abril de 2019, o Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes) entregou 985 materiais, entre meios de locomoção, próteses e órteses para a população que necessita do serviço. Desse material foram 97 cadeiras, sendo 71 para tetraplégicos infantis e juvenis e 26 cadeiras para paraplégico com adequação postural.

A Comissão de Saúde é presidida por Doutor Hércules (MDB), o Dr. Emilio Mameri (PSDB) é o vice-presidente e o deputado Hudson Leal (Republicanos) é membro efetivo.