Educação ES: aula prática de Matemática reforça conteúdo sobre Polígonos

A professora Thiely Fonseca de Almeida relatou que busca formas diferenciadas de trabalhar os conteúdos de acordo com cada série/ano.

Trabalhar os conteúdos de Matemática em aulas práticas, tornando a dinâmica mais atrativa para os alunos. Na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Antônio Carneiro Ribeiro, de Guaçuí, o conteúdo sobre “polígonos” foi desenvolvido desta forma com as turmas.

A professora Thiely Fonseca de Almeida, sugeriu aos alunos produzem formatos de polígonos em papel cartolina. A atividade foi realizada em sala de aula, na última terça-feira (03). A professora disse que sempre busca formas diferenciadas de trabalhar os conteúdos de acordo com cada série/ano. 

Essa atividade foi desenvolvida com os alunos da 3ª série do Ensino Médio.  “Com as turmas de 3ª série a cobrança é bem maior, pois os estudantes sabem que precisam obter bons resultados em exames como o Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo e o Exame Nacional do Ensino Médio”, explicou.

A professora explicou ainda que o experimento busca apresentar aos alunos o problema do ladrilhamento no plano, fazendo com que tentem montar os seus próprios preenchimentos utilizando, particularmente, alguns polígonos regulares. “Os comandos foram passados aos alunos e logo em seguida eles montaram polígonos com peças regulares. O resultado foi extraordinário”, disse a professora.

Texto: Soraia Camata

Informação às escolas:
Sugestões de notícias devem ser enviadas para o e-mail pauta@sedu.es.gov.br