Alunos da Escola Almirante Barroso participam de projeto de extensão sobre culturas francesa e italiana

O projeto multidisciplinar foi realizado em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). 

Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Almirante Barroso, de Vitória, participaram de um projeto de extensão, em parceria com estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O tema do projeto de extensão é “Ampliando horizontes: culturas de língua francesa e de língua italiana ao alcance dos alunos secundaristas”.

O objetivo é possibilitar o acesso dos estudantes do Ensino Médio às culturas de línguas italiana e francesa. Para colocar o projeto de extensão em prática, foi formada e uma equipe de trabalho composta por estudantes e pela professora Neuza Soares da Escola Almirante, além dos graduandos dos cursos de Letras Português-Francês e Letras Português-Italiano da Ufes.

Como resultado do projeto, o grupo produziu, quinzenalmente, um programa de rádio e, mensalmente, um jornal mural, cujas temáticas passaram por elementos referentes aos países de língua francesa e italiana. Nessas atividades, os estudantes trabalharam com materiais literário, musical, cinematográfico e linguístico.

A professora Neuza Soares destacou os conteúdos que foram trabalhadoras com os alunos: atividades de quiz (jogos ou testes de personalidades); resenhas literárias e cinematográficas; opiniões sobre músicas, filmes e livros; relatos de experiência; notas biográficas, bibliografias sobre autores, autoras e artistas; entrevistas com personalidades de interesse para o projeto; bem como aspectos históricos; aspectos interculturais Brasil-França e Brasil-Itália, além da formação multicultural no processo de imigração e transferências culturais para a formação do povo capixaba”, contou a professora Neuza.

Texto: Soraia Camata


Informação às escolas:
Sugestões de notícias devem ser enviadas para o e-mail pauta@sedu.es.gov.br