Secretaria de Meio Ambiente intensifica campanha de coleta de óleo usado em Nova Venécia

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, iniciou no mês de outubro o programa de recolhimento de óleo de cozinha saturado (já utilizado) com o objetivo de reciclar o produto.

O propósito é reaproveitar esse óleo na fabricação de sabão de álcool e utilizar este nas repartições públicas e instituições filantrópicas.

Para facilitar o recolhimento do óleo usado, foram instalados oito pontos em locais estratégicos pelo município: Praça Jones dos Santos Neves (Centro), Praça do Imigrante (Centro), Praça Adélio Lubiana (bairro Beira Rio), Praça Américo Salvador (bairro Filomena), Praça de Alimentação Pessimino Rauta (bairro Ascensão), Rede Cuidar (bairro São Francisco), Praça da comunidade Aparecida (bairro Margareth) e Praça da Rua Colatina (Centro). Nesses locais a população pode descartar o óleo saturado dentro de garrafas pets ou outro tipo de vasilhame.

O secretário de Meio Ambiente, Pedro Gonçalves, fala da importância de dar a destinação final adequada ao óleo saturado e o papel da população. “Um litro de óleo pode contaminar 20 mil litros de água. É muito agressivo ao meio ambiente. Se acabar no solo, o líquido pode impermeabilizá-lo, o que contribui com enchentes e alagamentos. É preciso frisar que se a população não se dedicar em fazer o dever de casa, nós não vamos conseguir chegar a lugar algum. Pedimos que cada um adote o hábito de recolher o óleo usado e dispense nos nossos pontos de coleta para que possamos dar a destinação final adequada e garantir o futuro dos nossos filhos”, disse o secretário.

O óleo é um material que quando descartado incorretamente, além de contaminar o solo e a água, ainda causa mau cheiro e entope a tubulação de esgoto doméstico, além de ser atrativo de ratos e baratas; e quando chega aos rios, sem tratamento, prejudica sobremaneira a vida aquática.

LOCALIZAÇÃO DOS PONTOS DE RECOLHIMENTO DE ÓLEO VEGETAL USADO

– Praça Jones dos Santos Neves (Centro);

– Praça do Imigrante (Centro);

– Praça Adélio Lubiana (bairro Beira Rio);

– Praça Américo Salvador (bairro Filomena)

– Praça de Alimentação Pessimino Rauta (bairro Ascensão);

– Rede Cuidar (bairro São Francisco);

– Praça da comunidade Aparecida (bairro Margareth);

– Praça da Rua Colatina (Centro).

Jhon Martins
redenoticiaes