Programação do Festival Afrozumba em Nova Venécia começa no próximo domingo

Começa no próximo domingo (17) o Festival Afrozumba em Nova Venécia que culmina  com a 9ª Edição da Caminhada da Consciência Negra. O Festival vai até o dia 23 com uma programação variada e vários eventos realizados durante o período.

A primeira ação no domingo (17) será às 7h com culto afro na comunidade Nosso Senhor do Bonfim. No mesmo dia, a partir das 15h, Oficina de Dança Afro com Kelly Nascimento e Ângela Dias.

No dia 18 (segunda-feira) acontece a abertura da Exposição Sensorial e Lúdica Afro, a partir das 18h, com diversas apresentações culturais na Casa de Pedras. Já no dia 20 (quarta-feira), Roda de Debate a partir das 19h.

No dia 21 (quinta-feira), Workshop de Percussão, a partir das 18h, com Sandra Ribeiro da banda Didá Feminina, diretamente de Salvador, na Bahia, pela primeira vez no Estado.

Na sexta-feira, 22 de novembro, a partir das 17h30, concentração para a 9ª Caminhada da Consciência Negra e saída prevista para às 18h, em frente ao colégio estadual, Dom Daniel Comboni. Durante a caminhada haverá apresentações culturais e show com a banda Agitu’s. “A Caminhada da Consciência Negra é o chamado para que toda a sociedade veneciana, especialmente os afrodescendentes, possa sair das periferias em direção ao centro da cidade, com finalidade de fazer ressoar o grito por paz, liberdade, igualdade e valorização dos afrodescendentes”, disse Robinho Afrozumba, idealizador  do evento, do projeto e percussionista do grupo.

No último dia, sábado (23), às 20h, Concurso Deusa do Ébano Afrozumba e shows musicais com a Banda Afrozumba e muito samba e pagode com Douglas Vilela, encerrando os festejos na Praça Adélio Lubiana.

O principal objetivo do evento é sensibilizar a população para o respeito e reconhecimento da contribuição do povo negro para o desenvolvimento cultural e socioeconômico do município de Nova Venécia, bem como de todo o território brasileiro, a luta por igualdade de direitos e o fim do preconceito racial.

“Aliada à caminhada que constitui o ponto alto do evento, teremos uma vasta programação que visa dar oportunidade de participação da sociedade, promovendo o empoderamento e valorização dos negros e negras venecianos. Convidamos toda a população para participar conosco dessa programação maravilhosa”, disse Bruna Carvalho, vocalista do grupo e coordenadora do Grupo Afrozumba.

Concurso Deusa do Ébano Afrozumba

O Concurso Deusa do Ébano Afrozumba acontece no dia 22 de novembro, na Praça Adélio Lubiana, às 20h. O evento vai escolher a beleza negra “Deusa do Ébano Afrozumba”, consolidando o combate a violência contra a mulher e preconceito racial, procurando exaltar a beleza negra e, sobretudo, levantar a autoestima de mulheres negras, valorizando a estética do povo afrodescendente.

Doze candidatas estão inscritas e já passaram por todo o processo de preparação, como instruções de como será o concurso, propostas que serão levadas à passarela com temas voltados para países ou continente africano ao qual a participante vai representar.

O evento é realizado pelo Grupo Afrozumba, Prefeitura de Nova Venécia e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Jhon Martins
redenoticiaes