Nova Venécia terá Samu em 2020

As ações para implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) estão sendo concretizadas e no próximo ano, Nova Venécia vai receber o serviço, com uma Unidade de Suporte Avançado (UTI Móvel), com médicos e enfermeiros, e outra Unidade de Suporte Básico, com motorista, técnico de enfermagem ou enfermeiro. As outras cidades que vão contar com o mesmo serviço são Barra de São Francisco e São Mateus. A iniciativa faz parte do projeto “Samu para Todos”.

Em visita à Rede Notícia, o subsecretário Estadual de Saúde, Kim Barbosa, divulgou sobre a expansão do serviço para as regiões Norte e Noroeste do Estado. A visita também contou com o coordenador do Núcleo de Urgência e Emergência da Secretaria Estadual de Saúde (SESA), Eduardo Fernando de Souza. A proposta é contemplar 14 municípios que integram o CIM Norte, atendendo a mais de 400 mil habitantes. “Todos os outros municípios da região serão atendidos e terão a Unidade de Suporte Básico, de acordo com cada necessidade”, diz Kim.

O objetivo da implantação do serviço é realizar atendimento pré-hospitalar móvel em quadros urgentes de natureza clínica, traumática, psiquiátrica, pediátrica e gineco-obstétrico. Além disso, organizar o fluxo de pacientes nas urgências, desde a Atenção Básica à Alta Complexidade, diminuindo o tempo de permanência hospitalar. De acordo com Kim, o Governo do Estado já disponibilizou R$ 20 milhões de financiamento para o Samu, que terá investimento do Governo Federal também e ainda dos municípios.

Antes da visita à Rede Notícia, uma reunião aconteceu na última quarta-feira (20), na Rede Cuidar, com a participação do prefeito de Nova Venécia e presidente do Consórcio CIM Norte, Lubiana Barrigueira, acompanhado do prefeito de Mucurici e vice-presidente do Consórcio, Osvaldo Fernandes de Oliveira Júnior, prefeitos, secretários municipais e lideranças de municípios que integram o CIM Norte, para discussão da implantação do serviço.

Os municípios que integram o CIM Norte são: Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus, Vila Pavão.

Samu Para Todos

“Samu para todos” tem objetivo de levar o serviço para 100% dos municípios capixabas. Atualmente, o serviço de urgência está presente em 18 cidades do Espírito Santo, que corresponde a 23% do total de municípios e uma cobertura de 55% da população capixaba.

A atual estrutura logística operacional conta com uma Central de Regulação das Urgência e uma frota de nove Unidades de Suporte Avançado, 22 Unidades de Suporte Básico e um helicóptero “Multimissão” (policial e aeromédico), em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).

Com a expansão, o Governo do Estado pretende centralizar toda a gestão da urgência em um único Complexo Regulador, com ambulâncias do Samu distribuídas estrategicamente em 100% dos municípios capixabas, tendo 23 Unidades de Suporte Avançado (UTI Móvel), 30 Unidades de Suporte Intermediário, 67 Unidades de Suporte Básico e dois helicópteros aeromédicos configurados como UTI Móvel.

Cintia Zache
redenoticiaes