Mansur pede providência em rodovia de Cachoeiro

Quatro pessoas morreram em acidente no trecho conhecido como “Curva da Morte” no último sábado

Por Nicolle Expósito

Marcos Mansur
Marcos Mansur cobrou ação do Estado em trecho considerado perigoso / Foto: Lissa de Paula

O deputado Pastor Marcos Mansur cobrou na sessão desta segunda-feira (4) providência do governo do estado no trecho do distrito de Soturno onde, no último sábado (2), um acidente envolvendo um ônibus de excursão fez quatro vítimas fatais. Segundo Mansur, 55 pessoas estavam no ônibus e 45 foram hospitalizadas.

Confira mais fotos da sessão ordinária

O parlamentar disse que a reivindicação vem desde a legislatura anterior. “Devo ter feito quatro ou cinco solicitações pra que fosse construída uma caixa de brita, para que fosse construída uma área de escape”. O tucano também avaliou que apesar de os dois redutores de velocidade eletrônicos instalados na região terem reduzido o número de acidentes, não são efetivos na frenagem por se tratar de uma curva íngreme.

“Protocolei mais uma indicação pedindo ao governo do Estado que possa ter compaixão, misericórdia da vida das famílias enlutadas, para que possa prevenir novos choros, novos lamentos e novos lutos coletivos como a gente tem tipo ali no distrito de Soturno”, disse.

Infraestrutura

O deputado Marcelo Santos (PDT) ressaltou o resultado dos trabalhos realizados pela Comissão de Infraestrutura e Mobilidade Urbana da Ales. O parlamentar comemorou projetos e obras importantes para o Estado que estão em curso após gestões do colegiado presidido por ele.

Santos se referiu às obras de recuperação da Ponte Governador Gerson Camata, a Segunda Ponte, à estadualização de trecho da BR-262 da Segunda Ponte até o trevo da Ceasa, à publicação do edital de construção dos quatro terminais do transporte Aquaviário, e ao novo projeto de urbanização da orla de Porto de Santana, em Cariacica, similar ao desenvolvido na orla do balneário de Guarapari.

AI 5

A deputada Iriny Lopes (PT) reagiu à fala do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL/SP), filho do presidente Jair Bolsonaro (PSL) sobre a possibilidade de instauração de um “novo Ato Institucional (AI) nº 5”, decreto emitido durante o período de ditadura militar no país. “Jovens, crianças, adultos desaparecerem, morreram, perderam as suas famílias por causa do ato institucional nº 5. Isso é um atentado ao processo democrático que não é possível a gente se calar”, comentou indignada.

Iriny também considerou que o presidente Bolsonaro está interferindo nas investigações do caso da morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. “Com muita indignação vi a notícia dita e assumida pelo senhor Bolsonaro, presidente da República, que recolheu indevida, irregular e ilegalmente os filmes captados pelas câmeras do condomínio. Isso é obstrução da justiça”, disse ao avaliar que a atitude configura atentado ao processo democrático.

Energia

Vandinho Leite (PSDB) usou a tribuna do plenário para alertar consumidores sobre possíveis irregularidades praticadas pela concessionária de energia EDP. O deputado apresentou vídeo com o caso de uma moradora da Serra multada pela empresa em R$6mil por suposto furto de energia. Vandinho disse que depois de atuação do Procon da Assembleia ficou comprovado que a consumidora não havia agido de má-fé e a multa foi anulada.

“A EDP que, segundo a própria empresa, teve um problema no relógio, queria transferir o problema para a consumidora, é inadmissível”, contestou. O deputado orientou que consumidores que se sentirem lesados busquem órgãos de proteção, como o Procon, e não paguem cobranças que pareçam indevidas.

Basquete homenageado

Atletas e dirigentes do Centro de Treinamento Arremessando para o Futuro (CETAF) receberam na sessão desta segunda-feira (04) homenagem  pela conquista da Copa Brasil de Basquete Sub-15, realizada entre 8 e 13 de outubro no Paraná. O título é inédito conquistado após a equipe capixaba vencer cinco de seis partidas. A final foi contra o Bauru, de São Paulo. O armador da equipe capixaba Gabriel Azevedo foi eleito o melhor jogador da competição.

O idealizador do projeto e ex-atleta de basquete Luiz Felipe Azevedo falou da satisfação em receber a homenagem e pediu apoio dos parlamentares para manutenção de iniciativas na área do esporte. “Estimamos que 20 mil atletas tenham passado por esse projeto que desenvolve importante ação no segmento esportivo, detentor de muitos títulos e já defendeu o ES na Liga Nacional”, frisou.