Fórum de Cultura vai eleger membros da sociedade civil para Conselho Municipal de Políticas Culturais

No próximo sábado (09) acontece o I Fórum de Cultura de Nova Venécia, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo (Secult), através do Escritório Avançado da Macrorregião Norte/Noroeste. O Fórum será no Centro Cultural Casarão, das 14h às 17h.

Durante o encontro, importantes temas serão abordados visando que seja estabelecido um novo horizonte para a cultura veneciana. Um dos principais assuntos será a escolha dos representantes titulares e suplentes da sociedade civil para a composição do Conselho Municipal de Política Cultural de Nova Venecia.

No Fórum serão eleitos representantes das câmaras de Artes Cênicas, Artes Musicais, Artes Visuais, Literatura e Biblioteca, Audiovisual, Memória e Patrimônio, Material e Memória e Patrimônio Imaterial.

Além das escolhas dos representantes de cada área haverá a apresentação de três importantes temas para o desenvolvimento cultural do município. De início, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo fará uma apresentação da trajetória da cultura veneciana e os novos rumos traçados daqui para frente.

O segundo painel será apresentado pelo coordenador do Escritório Avançado da Secult na Macrorregião Norte, Herialdo Plotegher, que vai abordar o tema “Um caminho para a regionalização das políticas públicas na região”.

Já o terceiro e último painel será apresentado pela advogada e consultora Cultural da Secretaria de Cultura e Turismo de Cachoeiro de Itapemirim, Valquíria Volpato, que fará uma palestra sobre o Conselho Municipal de Política Cultural: A participação social como potência para formulação, implementação e avaliação de políticas públicas.

O diretor de Cultura da Sectur, Otamir Carloni, que está organizando o Fórum, ressalta a importância de participação de todos os seguimentos culturais venecianos, apoiadores e simpatizantes neste momento de redirecionamento do fazer cultural local. “Este será um momento ímpar para toda a classe cultural neoveneciana construir em conjunto um novo capítulo para o nosso crescimento sócio cultural. Convidamos todos a estarem presentes no próximo sábado no Centro Cultural Casarão para avançarmos com este importante assunto para a sociedade. Será um momento de extrema riqueza na construção de um novo modelo para se trabalhar de forma transparente e democrática o apoio cultural em nosso município”, convida Carloni.

Jhon Martins
redenoticiaes