Escola de Cachoeiro de Itapemirim incentiva leitura de obras de autores capixabas

A partir da leitura dos livros, os estudantes pesquisaram sobre a vida e a produção dos escritores.

Obras de escritores capixabas foram trabalhadas com os alunos do Ensino Médio, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Newtro Ferreira de Almeida, em Cachoeiro de Itapemirim. A partir da leitura dos livros, os estudantes pesquisaram sobre a vida e a produção desses autores e a importância de conhecer, estudar e valorizar a literatura produzida no Espírito Santo.

O trabalho foi desenvolvido pela professora Simone Lacerda, sobre os muitos autores capixabas, inclusive, cachoeirenses. “Foram feitos registros sobre o enredo de obras diversificadas em prosas e versos e, após isso, os alunos produziram um bloco de notas literário, contendo a biografia dos autores, impressões pessoais e poéticas sobre a obra e o relato pessoal sobre a importância da literatura capixaba, como instrumento dos alicerces culturais e de identidade”, disse.

Segundo Simone Lacerda, a intenção é dar continuidade ao projeto, fomentando a presença de alguns autores na escola e também à produção vídeos. “Os alunos se mostraram envolvidos nas atividades e curiosos em saber que pessoas tão próximas e pertencentes ao mesmo Estado produzem obras tão fascinantes”, relatou.