Enivaldo dos Anjos não é mais o líder do governo Casagrande na Assembleia Legislativa

O deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD), anunciou neste sábado, 30 de novembro de 2019, que não é mais o líder do governo na Assembleia Legislativa.

“Comunico a todos que deixo no dia de hoje a liderança do governo , por motivos pessoais, e que continuo trabalhando pela harmonia na política do ES. Agradeço a todos que comigo colaboraram durante o exercício da liderança”, disse o deputado.

Eleição

A decisão do deputado foi logo após a manobra que reelegeu o deputado Erick Musso (Republicanos) para a presidência da Assembleia. Veja aqui

Nos bastidores, a informação é que não havia mais clima para manutenção do antigo líder. A reeleição antecipada do atual presidente da Casa, Erick Musso, teria pesado para a decisão.

Antes da manobra, o governador teria ligado pessoalmente para Enivaldo para que o líder orientasse a bancada do Governo na Casa a não participar da votação. Contudo, Enivaldo teria feito “ouvidos moucos”, deixando de repassar a orientação para a bancada governista e concretizando a artimanha executada por Erick e seus aliados mais próximos, entre eles, o próprio Enivaldo.

O deputado Sérgio Majeski sobre a reeleição disse que “Estaria jogando minha biografia no lixo, se votasse sim“. Veja aqui

Apoio

Pelo visto, mesmo deixando a liderança, Enivaldo continua “embarcado” no governo Casagrande. No início de outubro Paulo Foletto esteve em Barra de São Francisco e antecipou que o governador irá caminhar com Enivaldo na Eleição 2020. O anúncio de Foletto repercutiu na cidade e região. Veja aqui.

Será que esse apoio permanece?

Liderança

Enivaldo entregou a liderança no dia 17 de julho, em obediência a determinação legal que obriga a mudança do cargo a cada seis meses.

Em agosto deste ano, a um ano do início da campanha eleitoral, que começa no dia 15 de agosto de 2020, a Assembleia Legislativa retomou os trabalhos e o deputado Enivaldo dos Anjos (PSD) foi mantido na liderança do governo. Veja aqui

Novo líder

O governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), anunciou, na tarde deste sábado (30), a troca do líder do Governo na Assembleia Legislativa. O escolhido foi o deputado Freitas (PSB), em substituição a Enivaldo dos Anjos (PSD), que deixa a liderança após dez meses. O anúncio foi feito pelo próprio governador às 15h01 em suas redes sociais. Quem comunicou a Enivaldo que estava sendo retirado do cargo de líder foi o secretário-chefe da Casa Civil, Davi Diniz.

Animação do PSB francisquense

Quem se animou com a notícia foram os integrantes do PSB francisquense. Com Enivaldo na liderança e muito próximo à Casagrande, os correligionários acabaram ficando sem espaço com o governador.

A expectativa é que com a troca de líder os francisquenses filiados ao PSB ganhem espaço com o governador. Para se ter uma ideia, dos cargos estaduais indicados na cidade, nenhum é de indicação do PSB, todos estão “nas mãos” de Enivaldo.

PSB francisquense segue com dedos cruzados.