Barra de São Francisco completa 100 dias sem homicídios

No dia 06 de novembro a cidade de Barra de São Francisco chegou a marca de 100 dias sem o registro de homicídios, conforme painel da SESP (Secretaria de Segurança Pública).

Os últimos registrados foram em 29 de julho. Segundo o Comandante da 1a Cia do 11° BPM, o tenente Vitor Prates Ribeiro, tal resultado só foi possível graças a uma nova metodologia de policiamento adotada a partir de 15 de março do corrente ano, que melhorou a comunicação e troca de informações internas, redimensionou o emprego de recursos humanos e logísticos e que buscou valorizar os profissionais que produzem resultados positivos para a segurança da comunidade.

Disse que “os louros são da tropa que compreendeu a filosofia do comando do Batalhão e se empenhou de maneira incansável na obtenção de resultados”.

Acrescentou ainda que “os militares que trabalham em Barra de São Francisco estão entre os melhores efetivos do Espírito Santo, desempenhando o serviço como uma orquestra finamente regida e todos os setores (inteligência, administrativo, radiopatrulha, motopatrulha, patrulha rural e comunitária, Força Tática) tem se superado nos momentos de crises.”

Outro fato que merece destaque é a integração entre PM e PC e o bom relacionamento com o judiciário, ministério público, executivo e legislativo local.

É valido citar que a taxa de elucidação de crimes intencionais letais pela Polícia Civil em Barra de São Francisco supera 90%, sendo uma das melhores taxas do Brasil e Espírito Santo.

Desta forma, ao comparar o período de 14 de março a 31 de outubro do corrente com os mesmos períodos dos últimos 04 anos obtivemos os seguintes resultados: – diminuição nos homicídios de 33,3% (15 em 2018 – 10 em 2019); – diminuição nas tentativas de homicídio 35% (o menor número de tentativas de homicídios registrada nos últimos 05 anos); – diminuição de 11% no número de furtos (o menor número de registro nos últimos 05 anos); – diminuição de 04% no número de roubos (o menor número de registro dos últimos 05 anos); – aumento de 41% no número de Operações Policiais (recorde histórico de operações em Barra de São Francisco); – aumento de 116% no número de armas de fogo apreendidas (41 em 2019 – 19 em 2018.

O maior quantitativo nos últimos 05 anos); – aumento de 13,5% no número de detenções (em comparação ao ano de 2018); – aumento de 22% de veículos recuperados (o segundo melhor ano de apreensões dos últimos 05 anos); – aumento de 400% de apreensões de drogas em peso bruto (15 kg em 2019 contra uma média de 2,5 kg nos anos anteriores).