“Não estou sabendo dessa aliança”, diz João do Óleo sobre Firmino e Alencar juntos

Mesmo com proibição de Militar ser filiado a partido político, João do Óleo diz que é presidente do partido de Firmino

João Pereira Neves, conhecido popularmente como João do Óleo, assumiu o papel de porta-voz do policial Marcelo Firmino.

Após divulgação da união de Firmino e o prefeito Alencar Marim (PT), João do Óleo sentiu-se enciumado por não ter sido comunicado e comentou o fato nas redes sociais.

Mal informado sobre o que diz a Constituição Federal, ele disse que é presidente do partido de Firmino. O que João não sabe é policial militar na ativa não pode ser filiado a partido político.

Eu sou o presidente do partido do macelo [sic] Firmino e não estou sabendo dessa aliança com Alencar Marinho [sic]”, comentou João do Óleo.

O artigo 142, § 3º, V, da Constituição Federal, determina que o militar, enquanto em serviço ativo, não pode estar filiado a partidos políticos.

Art. 142, 3º Os membros das Forças Armadas são denominados militares, aplicando-se-lhes, além das que vierem a ser fixadas em lei, as seguintes disposições:

(…)

V – o militar, enquanto em serviço ativo, não pode estar filiado a partidos políticos;

O próprio Firmino ainda não se manifestou, pois está numa situação delicada. Ele estava com Alencar no Festival Gastronômico organizado pela prefeitura neste fim de semana.

Se assumir a aliança com Alencar agora, pode antecipar o cenário político, o que ele não quer no momento. Além disso, a aliança com o prefeito desagrada muitos de seus futuros eleitores, que já declararam que se Firmino se unir à Alencar pode perder voto.

Firmino também não quer negar a aliança, pois poderia ter que voltar atrás e ficar como mentiroso. Firmino também mantém um ótimo relacionamento com o prefeito e a máquina a seu favor mesmo antes do pleito.

A verdade é que o comentário do seu porta-voz João do Óleo acabou dificultando a vida de Firmino, que nesse momento deve estar torcendo para que o assunto seja esquecido.

Leia também

Quem será o vice de quem? União de Alencar e Firmino “quebra” tabuleiro político de Barra de São Francisco