Comitiva participa de solenidade em homenagem aos 76 anos de Barra de São Francisco

O Prefeito Alencar Marim, juntamente com uma comitiva composta por servidores municipais, participou na noite desta quinta-feira, 17 de outubro de 2019, na Assembleia Legislativa, da solenidade de comemoração do 76º aniversário de emancipação de política de Barra de São Francisco.

Na solenidade foram homenageadas dezenas personalidades que contribuíram significante para o desenvolvimento do município francisquense.

As comendas foram entregues aos homenageados e/ou seus familiares pelo Prefeito Alencar Marim, o Deputado Enivaldo dos Anjos e o Ex-prefeito Waldeles Cavalcante.

No final do evento um coquetel foi servido aos presentes.

HOMENAGEADOS

COMENDA DANIEL ALVES

DAVI CÂNDIDO PEREIRA NATURAL DE BARRA DE SÃO FRANCISCO, DAVI CÂNDIDO PEREIRA NASCEU EM 29 DE DEZEMBRO DE 1962 E AINDA NOVO TRABALHOU NA LAVOURA PARA AJUDAR SUA FAMÍLIA. SEMPRE DETERMINADO, DAVI NÃO PAROU DE LUTAR PELOS SEUS SONHOS. EM 1996 ELE COMEÇOU A ATUAR COMO CORRETOR DE IMÓVEIS NA REGIÃO E, COM MUITO ORGULHO, DESEMPENHA A PROFISSÃO ATÉ OS DIAS DE HOJE.

COMENDA MAURÍCIO DE OLIVEIRA

FLÁVIO WANDERSON DE OLIVEIRA NATURAL DE BARRA DE SÃO FRANCISCO, FLÁVIO ESTEVAM, COMO É CONHECIDO, JUNTAMENTE COM O SEU IRMÃO MONTOU UMA BANDA DE ROCK, A BANDA SKOOPA, E ASSIM LEVOU O NOME DA CIDADE PARA O TODO O ESTADO, EM FESTIVAIS DE MÚSICA. ATUALMENTE, ELE FAZ APRESENTAÇÕES SOLO EM EVENTOS NO MUNICÍPIO DE BARRA DE SÃO FRANCISCO E NA REGIÃO.

ISRAELE DE SOUZA E SILVA NASCIDA EM MANTENA/MG, NO DIA 19 DE MAIO DE 1987, AINDA MUITO NOVA SUA FAMÍLIA SE MUDOU PARA BARRA DE SÃO FRANCISCO. INCENTIVADA PELO PAI GENESSY, DESDE PEQUENA ISRAELE ENVOLVEU-SE COM A MÚSICA, COMEÇANDO PELO VIOLÃO. MAIS TARDE TORNOU-SE PROFESSORA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, FORMADA PELO CONSERVATÓRIO BRASILEIRO DE MUSICA DO RIO DE JANEIRO, COM LICENCIATURA EM ARTES E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA. COMO CANTORA E INSTRUMENTISTA, PARTICIPOU COMO BACK VOCAL NO STUDIO RDO, TOCOU BATERIA E CANTOU PARA BANDAS DE VARIADOS GÊNEROS EM DESTAQUES DA REGIÃO, COMO AS BANDAS SKOPPA E DONA ROSA. EM 2014, PARTICIPOU DAS AUDIÇÕES DO THE VOICE BRASIL E HOJE TEM CD LANÇADO COM MÚSICAS AUTORAIS COM O PROJETO “ISRAELLE CÂNDIDO”.

COMENDA HÉLIO VALENTIM SARLO

ERY SILVA FORTES

NASCEU EM 04 DE ABRIL DE 1934, EM BAIXO GUANDU, MUDOU-SE EM 1950 PARA BARRA DE SÃO FRANCISCO. RECEBEU O TÍTULO DE CIDADÃ FRANCISQUENSE, TERRA QUE ESCOLHEU PARA VIVER E CONSTITUIR FAMÍLIA, AO LADO DE SEU ESPOSO HUGO VARGAS FORTES. MULHER À FRENTE DE SEU TEMPO, É UM EXEMPLO DE FORÇA, COM RELEVANTES SERVIÇOS PRESTADOS À COMUNIDADE, TANTO COMO TABELIÃ CARTORÁRIA QUANTO ESCRIVÃ ELEITORAL.

EDUARDO VIEIRA DE MOURA

NASCEU NO DIA 21 DE MARÇO DE 1986, EM BARRA DE SÃO FRANCISCO, FILHO DE CELILANDE VIEIRA DE MOURA E GILSON CARDOSO DE MOURA. EDUARDO SEMPRE FOI DE FAMÍLIA HUMILDE E BATALHADORA, TRABALHANDO DESDE OS NOVE ANOS DE IDADE, SEJA NO COMÉRCIO OU AJUDANDO O AVÔ, O SAUDOSO SADI MOEM MOURA, GARI MUNICIPAL. FOI GUARDINHA E SEMPRE ESTUDOU EM ESCOLA PÚBLICA. É ESCREVENTE AUXILIAR NO CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DA SEDE, ONDE COMEÇOU COM A FAMÍLIA VARGAS. FORMOU-SE EM DIREITO, COM PÓS GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA, DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES, E DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL, ALÉM DE CURSO TÉCNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS. FOI TAMBÉM PROFESSOR EM CURSOS PROFISSIONALIZANTES NA ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII.

HIRAN SABINO COIMBRA

NASCEU EM 25 DE JUNHO DE 1963 EM BELO HORIZONTE E, COM APENAS UM MÊS DE VIDA, HIRAN SABINO COIMBRA FOI LEVADO PARA MORAR EM BARRA DE SÃO FRANCISCO. AINDA JOVEM COMEÇOU A TRABALHAR NO CARTÓRIO DA FAMÍLIA COM SEU PAI, O SAUDOSO NARCISO COIMBRA. EM 1981, HIRAM MUDOU-SE PARA A CAPITAL E INGRESSOU NA FACULDADE DE DIREITO DE VITÓRIA. DE 1996 A 2011, HIRAM ATUOU COMO TITULAR DO CARTÓRIO DO 3° OFÍCIO DE NOTAS DE BARRA DE SÃO FRANCISCO, DENOMINADO DE CARTÓRIO COIMBRA. ATUALMENTE, ATUA NO RAMO EMPRESARIAL EM BARRA DE SÃO FRANCISCO.

COMENDA JUIZ ALEXANDRE MARTINS DE CASTRO FILHO

JOÃO BATISTA FRAGA (in memorian)

NASCEU NO RIO DE JANEIRO EM 10 DE FEVEREIRO DE 1939. AOS 6 ANOS DE IDADE, CONTRAIU O VÍRUS DA POLIOMIELITE E, MESMO CONSEGUINDO SALVAR-SE, FICOU PARAPLÉGICO DOS MEMBROS INFERIORES. SUA VONTADE DE VIVER, COMPARTILHADA COM O SACRIFÍCIO E APOIO DOS PAIS, FEZ DELE UM PERSEGUIDOR INCANSÁVEL DE SEUS OBJETIVOS. COM MUITA LUTA, EM 1966 FORMOU-SE EM DIREITO E MUDOU-SE PARA TEÓFILO OTONI, MINAS GERAIS, PARA EXERCER A ADVOCACIA E DAR AULAS PARTICULARES DE PORTUGUÊS. EM 1972 PRESTOU CONCURSO DE JUIZ DE DIREITO E FOI APROVADO, COMEÇANDO MAIS UMA LUTA PESSOAL COM O MÉDICO AVALIADOR, QUE O CONSIDERAVA INAPTADO PARA EXERCER SUA PROFISSÃO.

EDSON MACHADO (in memorian)

NASCEU NO DIA 13 DE JANEIRO DE 1929, EM CARATINGA, MINAS GERAIS, ONDE CURSOU AS PRIMEIRAS LETRAS. AOS 14 ANOS, MUDOU-SE COM SUA FAMÍLIA PARA PANCAS, ONDE DEDICAVA-SE À LAVOURA. POSTERIORMENTE, COMPLETOU NO INTERNATO DO COLÉGIO AMERICANO BATISTA O CURSO SECUNDÁRIO. FORMOU-SE EM DIREITO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. NOMEADO PARA EXERCER O CARGO DE PROMOTOR SUBSTITUTO EM 29/01/1965, ASSUMIU O EXERCÍCIO DO CARGO EM 10/03/1965 E, SENDO DESIGNADO PARA A COMARCA DE BARRA DE SÃO FRANCISCO, ASSUMIU-A EM 16/03/1965. NO ENTANTO, AFASTOU-SE DO MINISTÉRIO PÚBLICO, CINCO DIAS DEPOIS, PARA EXERCER O MANDATO DE DEPUTADO ESTADUAL PELA PRIMEIRA VEZ. ALTERNOU SUA VIDA DE PROMOTOR COM QUATRO MANDATOS DE DEPUTADO ESTADUAL, TENDO PRESIDIDO A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA ENTRE 1979 E 1980. EDSON MACHADO APOSENTOU-SE COMO PROMOTOR DE JUSTIÇA EM JANEIRO DE 1999. FALECEU AOS 72 ANOS DE IDADE, EM 29 JUNHO DE 2001, ACOMETIDO DE UM INFARTO.

MILTRO JOSÉ DALCAMIN

NASCIDO NO MUNICÍPIO DE SANTA TEREZA, EM 3 DE NOVEMBRO DE 1946, FILHO DE OLÍVIO DALCAMIN E TEREZA DELFINO. EM 1977, FORMOU-SE EM DIREITO PELA FACULDADE DE DIREITO DE COLATINA (FADIC), E LOGO APÓS COMEÇOU A ADVOGAR. TORNOU-SE ESPECIALISTA EM DIREITO CIVIL E DIREITO PROCESSUAL CIVIL, DIREITO PENAL E DIREITO PROCESSUAL PENAL, DIREITO DO ESTADO E DIREITO TRIBUTÁRIO. MESTRE EM EDUCAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E COMUNICAÇÃO E DOUTOR EM CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS. EM 1982 FOI APROVADO EM CONCURSO PARA A MAGISTRATURA DO ESTADO DO ESPIRITO. COMO JUIZ, ATUOU NAS COMARCAS DE BOA ESPERANÇA, BARRA DE SÃO FRANCISCO, ÁGUA DOCE DO NORTE, COLATINA E EM VITÓRIA. CRIOU, EM BARRA DE SÃO FRANCISCO, A CASA DO MENOR, COM A FINALIDADE DE ACOLHER E EDUCAR OS MENORES CARENTES DA COMUNIDADE. APOSENTADO, VOLTOU A ADVOGAR EM 2000 MILITANDO NAS ÁREAS DE DIREITO PÚBLICO: ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO, E DE DIREITO PRIVADO: EMPRESARIAL. ENTRE 2010 E 2015, FOI CONSELHEIRO DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL.

MEDALHA EDMAR GUIMARÃES

VINICIUS XAVIER TEIXEIRA

NATURAL DE BARRA DE SÃO FRANCISCO, É POLICIAL RODOVIÁRIO FEDERAL, DESDE 2004. GRADUADO EM DIREITO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES, É PÓS-GRADUADO LATO SENSU EM DIREITO PÚBLICO E EM MINISTÉRIO PÚBLICO E DEFESA DA ORDEM JURÍDICA. DE 2006 A 2007 OCUPOU AS FUNÇÕES DE CHEFE DO NÚCLEO DE APOIO TÉCNICO DA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DA POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL NO ESPÍRITO SANTO E DE CHEFE DO NÚCLEO DE POLICIAMENTO E FISCALIZAÇÃO DA DELEGACIA DE LINHARES/ES. NO PERÍODO DE 2009 A 2014 FOI ASSESSOR DE NÍVEL SUPERIOR DE GABINETE E CONSULTOR JURÍDICO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, PERÍODO EM QUE FOI INSTRUTOR DA ESCOLA DE CONTAS PÚBLICAS DAQUELA CORTE. CEDIDO PELO GOVERNO FEDERAL, DESDE JUNHO DE 2014 É SUBSECRETÁRIO DE ESTADO DE GESTÃO ADMINISTRATIVA DA SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL – SESP.

BRASILINO MALAQUIAS DE MORAIS (in memorian)

FOI VEREADOR E PRESIDENTE DA CÂMARA DE BARRA DE SÃO FRANCISCO NOS ANOS DE 1971 E 1972. ENTROU PARA A POLÍCIA CIVIL E DEDICOU-SE À PROFISSÃO COM DENODO E PAIXÃO, EXERCENDO A FUNÇÃO DE ESCRIVÃO DE POLÍCIA. MUITO CONHECIDO NA CIDADE COMO BRASILINO, MORREU, TRAGICAMENTE, EM 30 DE ABRIL DE 1991, AO TENTAR INTERVIR E LIBERTAR REFÉM TOMADA EM ASSALTO À AGÊNCIA DO BANCO DO BRASIL DA CIDADE. NA OCASIÃO, MORRERAM NOVE PESSOAS, DENTRE ELAS SEIS ASSALTANTES, E SAÍRAM VÁRIOS FERIDOS. TEVE SEU GESTO DE DEFESA DA SOCIEDADE RECONHECIDO COM A DENOMINAÇÃO DO CMEI BRASILINO MALAQUIAS MORAIS, NA SEDE DO MUNICÍPIO.

COMENDA RUBEM BRAGA

VAL BERNARDINO

NASCIDA EM 23 DE SETEMBRO DE 1971, EM BARRA DE SÃO FRANCISCO, VAL BERNARDINO É FILHA DOS AGRICULTORES JESONIAS BERNARDINO E GUILHERMINA KAIZER E SEMPRE VIVEU COMO AGRICULTORA. ACREDITOU EM SEUS SONHOS E VIROU ESCRITORA, COM DESTAQUE PARA O LIVRO DE POEMAS AMORES & SOFRÊNCIA, QUE LEVOU A AUTORA À BIENAL EM SÃO PAULO EM 2018. NO MESMO ANO, VAL GANHOU DESTAQUE POÉTICO PELO MÁGICO DE OZ. ESTE ANO PUBLICOU MAIS UMA OBRA – “O HOMEM DO SUSPENSÓRIO PRETO” – QUE ESTÁ NA ANTOLOGIA COM OS CEM MELHORES POETAS LUSÓFONOS CONTEMPORÂNEOS INTERNACIONAIS PELA LITERARTE. VAL BENARDINO É MEMBRO CORRESPONDENTE DA ACADEMIA DE LETRAS DE TEIXEIRA DE FREITAS (BA) E TAMBÉM ESCRITORA IMORTAL PELA DA ACADEMIA DE LETRAS POETAS TROVADORES – ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS DOS ESCRITORES ADVENTISTAS METROPOLITANA DE CAMPINAS-SP – ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL SECCIONAL REGIONAL METROPOLITANA DE CAMPINAS-SP – ACADEMIA MINEIRA DE BELAS ARTES DE BELO HORIZONTE – E MEMBRO DA FEDERAÇÃO BRASILEIRA DOS ACADEMICOS DAS CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES.

MARIA DA PENHA GOMES LOPES (in memoriam)

MAIS CONHECIDA COMO DRA. PENHA, ATUAVA NA ÁREA DE ADVOCACIA EM ÁGUA DOCE DO NORTE, E POR MUITOS ANOS PRESTOU SERVIÇOS COMO ADVOGADA NA PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DE SÃO FRANCISCO. SEMPRE HUMILDE E MUITO RESPONSÁVEL, DRA. PENHA FEZ MUITOS AMIGOS POR ONDE PASSOU. FOI AUTORA, JUNTO COM A PROFESSORA MARLÍDIA ALVES DA SILVA, DO LIVRO QUE É REFERÊNCIA DA HISTÓRIA DA CIDADE: “O PASSADO E O PRESENTE DE BARRA DE SÃO FRANCISCO”. FALECEU DIA 26 DE AGOSTO DE 2012 DEIXANDO UMA GRANDE LACUNA ENTRE SEUS AMIGOS.

MEDALHA WILMAR BARROSO

ELCYR GONÇALVES DE CARVALHO

NASCIDO EM ÁGUIA BRANCA EM 27 DE JULHO DE 1951, ELCYR GONÇALVES DE CARVALHO FOI LEVADO PARA MORAR EM BARRA DE SÃO FRANCISCO COM 6 MESES DE IDADE. ENGENHEIRO CIVIL APOSENTADO TRABALHOU NA PREFEITURA DE BARRA DE SÃO FRANCISCO POR 22 ANOS, TENDO UMA GRANDE FOLHA DE SERVIÇOS PRESTADOS À MUNICIPALIDADE.

COMENDA JOSÉ GILBERTO DE BARRIS FARIA

MAULY MARTINS DA SILVA

NATURAL DE VITÓRIA (ES), NASCIDO NO DIA 6 DE SETEMBRO DE 1954. ANTES DE INGRESSAR NO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO (MP-ES), TRABALHOU NO CARTÓRIO DO 3º OFÍCIO DA COMARCA DE BARRA DE SÃO FRANCISCO DE SETEMBRO DE 1968 A MARÇO DE 1973, ADVOGOU DE MAIO DE 1981 A NOVEMBRO DE 1991 E ATUOU NA CORREGEDORIA-GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE NOVEMBRO DE 1991 A MARÇO DE 1992. É CIDADÃO HONORÁRIO FRANCISQUENSE E AGUADOCENSE. GRADUADO EM DIREITO PELA FADIC, HOJE UNESC, NO ANO DE 1980 – APROVADO EM CONCURSO PELO MPES NO ANO DE 1989 – APOSENTOU-SE NO ANO DE 1997- EXERCE A ADVOCACIA DESDE O ANO DE 1977 – FOI PRESIDENTE DA 5ª SUBSEÇÃO DA OAB/ES POR QUATRO MANDATOS E CONSELHEIRO ESTADUAL DA OAB/ES POR DOIS MANDATOS. ATUALMENTE, CONTINUA RESIDINDO EM BARRA DE SÃO FRANCISO.

WALTER FERNANDES DA SILVA

NASCIDO EM 17 DE FEVEREIRO DE 1961, EM BARRA DE SÃO FRANCISCO, WALTINHO ESTUDOU NAS ESCOLAS GOVERNADOR LINDENBERG, JOÃO BASTOS, JOÃO XXIII E COLÉGIO INDEPENDÊNCIA. DEPOIS, FORMOU-SE EM DIREITO PELA UNESC COLATINA. FILHO DE TRADICIONAL FAMÍLIA FRANCISQUENSE, WALTER FERNANDES APRENDEU DESDE CEDO AS VIRTUDES DOS VALORES ÉTICOS E MORAIS EM QUALQUER ATIVIDADE. FEZ CONCURSO PARA A POLÍCIA CIVIL E ATUA COMO INVESTIGADOR.

FABRICIO COSER DA SILVA

NASCEU EM 21 DE OUTUBRO DE 1975, NATURAL DE BARRA DE SÃO FRANCISCO FILHO, DE IRIA COSER DA SILVA E WILSON PEREIRA DA SILVA. FORMADO EM RECURSOS HUMANOS PELA FACULDADE SÃO FRANCISCO. INSPETOR PENITENCIÁRIO CONCURSADO DESDE 2006, FABRÍCIO SEMPRE DESEMPENHADO SUAS ATIVIDADES COM ÉTICA E RESPONSABILIDADE.

COMENDA JOSÉ DE ANCHIETA FONTANA

PAULO ROBERTO GOMES FARIAS (POGITO)

CONHECIDO COMO POGITO, PAULO ROBERTO GOMES FARIAS NASCEU NO RIO DE JANEIRO E CHEGOU A BARRA DE SÃO FRANCISCO PARA JOGAR NO SANTOS FUTEBOL CLUBE, EM 1977, VINDO DE UMA BREVE PASSAGEM PELO SANTO ANTÔNIO, DA CAPITAL . UM MEIO CAMPO FORA DA MÉDIA, COM TALENTO INCOMPARÁVEL SEMPRE CONTRIBUIU COM SEU FUTEBOL POR ONDE PASSOU. TAMBÉM CHEGOU A JOGAR NOS JUNIORES DO BOTAFOGO-RJ, MAS SE DESTACOU MESMO NO SANTA CRUZ DE RECIFE TIME PELO QUAL CHEGOU A DISPUTAR O CAMPEONATO BRASILEIRO. POGITO CONTA QUE SEU CORAÇÃO ESTÁ EM BARRA DE SÃO FRANCISCO, ONDE TEM MUITOS AMIGOS E ONDE ESCOLHEU CONSTITUIR FAMÍLIA. EM 2018 RECEBEU O TÍTULO DE CIDADÃO FRANCISQUENSE POR TER CONTRIBUÍDO PELO DESENVOLVIMENTO DO MUNICÍPIO, PRESTANDO RELEVANTE SERVIÇO NO ÂMBITO ESPORTIVO.

DOWER GOMES FARIAS

NATURAL DO RIO DE JANEIRO, TAMBÉM MUDOU-SE PARA BARRA DE SÃO FRANCISCO PARA JOGAR NO SANTOS FUTEBOL CLUBE, O TERROR DO NORTE, NO ANO DE 1979. RECONHECIDO PELO SEU GRANDE TALENTO, FOI UM ZAGUEIRO REVELADO PELAS DIVISÕES DE BASE DO FLUMINENSE, DO RIO, E JOGAVA COM RARA INTELIGÊNCIA. ATUOU TAMBÉM EM VÁRIOS OUTROS TIMES PELO BRASIL, COMO MADUREIRA NO RIO DE JANEIRO, RIO NEGRO EM MANAUS E FERROVIÁRIO NO CEARÁ, MAS FOI EM BARRA DE SÃO FRANCISCO QUE ESCOLHEU FIXAR RESIDÊNCIA E CONSTITUIR FAMÍLIA. SEU TALENTO É SEMPRE LEMBRADO NAS REUNIÕES DE EX-ATLETAS DO FLUMINENSE ONDE REENCONTRA SEUS ANTIGOS EX-COMPANHEIROS DE TIME. DOWER DEU GRANDE CONTRIBUIÇÃO PARA O ESPORTE CAPIXABA.

COMENDA MONSENHOR RÔMULO DAS NEVES BALESTREIRO

PADRE LUIZ CARLOS MENEGHETTI

NASCEU EM BARRA DE SÃO FRANCISCO EM 17 DE AGOSTO DE 1954, FILHO DOS AGRICULTORES LEONEL MENEGHETTI E JACYRA DE PAULA MENEGUETTI. DESDE CEDO TRABALHOU NA LAVOURA, SERRALHERIA E FABRICAÇÃO DE TIJOLOS DE BARRO PARA AJUDAR NO SUSTENTO DA FAMÍLIA. AOS 17 ANOS, EM CUMPRIMENTO AO CHAMADO DE DEUS, INGRESSOU NO SEMINÁRIO PASSIONISTA EM BARRA DE SÃO FRANCISCO. MAIS TARDE, INICIOU OS ESTUDOS EM TEOLOGIA NA PUC/MG, CONCLUINDO SEU CURSO NO INSTITUTO DE FILOSOFIA E TEOLOGIA DA ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA-ES. EM 13 DE JANEIRO DE 1985, FOI ORDENADO PRESBÍTERO NA IGREJA MATRIZ DE BARRA DE SÃO FRANCISCO. DESDE A ORDENAÇÃO, O PADRE LUIZ CARLOS VIVE SUA VOCAÇÃO SACERDOTAL NO MEIO DO POVO PREGANDO E EVANGELIZANDO.

PADRE PAULO SERGIO VAILLANT

NASCEU EM BARRA DE SÃO FRANCISCO EM 18 DE OUTUBRO DE 1961, FILHO DO SR. ORÁCIO SÁ VAILLANT E MERCEDES JACINTA VAILLANT. FOI ORDENADO PADRE EM BARRA DE SÃO FRANCISCO NO DIA 03 DE OUTUBRO DE 1993 PELAS MÃOS DE DOM ALDO GERNA. ATUALMENTE ESTÁ MORANDO NA CIDADE DE SERRA – ES.

COMENDA PAULO VINHAS

ALBUINO CUNHA DE AZEREDO (in memoriam)

ANTES DE TORNAR-SE GOVERNADOR DO ESPÍRITO SANTO, ALBUINO CUNHA DE AZEREDO CUMPRIU PRÓSPERA JORNADA DE VIDA. NASCIDO DE FAMÍLIA POBRE, EM VILA VELHA, DIA 21 DE JANEIRO DE 1945, FOI VENDEDOR AMBULANTE E JOGADOR DE FUTEBOL NO ATLÉTICO DE VILA VELHA, ONDE RECEBEU SEU PRIMEIRO SALÁRIO, E NO GLÓRIA. MAIS TARDE CONCLUIU O CURSO DE ENGENHARIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, TRANSFERIU-SE PARA O RIO DE JANEIRO E CURSOU INFORMÁTICA E ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS NA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA (1968-1969). NO INÍCIO DE 1990, ALBUÍNO INGRESSOU NO PARTIDO DEMOCRÁTICO TRABALHISTA (PDT) E FOI ELEITO GOVERNADOR DO ESPÍRITO SANTO EM SEGUNDO TURNO COM 51% DOS VOTOS VÁLIDOS. COMO GOVERNADOR, ALBUINO DOOU PARA O MUNICÍPIO DE BARRA DE SÃO FRANCISCO A ÁREA ONDE FOI CONSTRUÍDA A ESCOLA AGRÍCOLA DENOMINADA “NORMILIA CUNHA DE AZEREDO”. ALBUINO FALECEU NA MANHÃ DE 16 DE SETEMBRO DE 2018, DEIXANDO A VIÚVA, DONA VALDICEIA, TRÊS FILHOS E TRÊS NETOS.

CERTIFICADOS

JOSIAS VICENTE TEIXEIRA

Pastor desde o ano de 1977, Josias nasceu em Barra de São Francisco no dia primeiro de agosto de 1946.

Há 14 anos à frente de seu próprio programa na Rádio Barra 106.9 FM, Josias atua como pastor na Igreja Cristã Evangélica Casa de Oração e, durante 13 anos, foi diretor do abrigo de idosos “Davi José Rodrigues”.

Presidiu o CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, em Barra de São Francisco. Foi Secretário do Hospital Evangélico de Vila Velha durante quatro anos.

SAMPSON ALVES DA SILVA (SANSÃO) – in memorian

Natural de Lajinha do Chalé (MG), Sansão nasceu em 19 de agosto de 1947, filho de Mundinha e Gelcino Alves da Silva. Casado com Zezé Oggioni, em outubro de 1969, foi pai de Marpson e Graziella Oggioni Silva.

Figura conhecida na cidade, Sansão foi eleito vereador em 1988, com uma votação expressiva, assumindo posteriormente a Secretaria Municipal de Serviços. Ainda dentro do universo político, assumiu a função de Chefe de Gabinete na Câmara Municipal de Barra de São Francisco.

DEOLINDO SARMENGHI – in memorian

Médico formado pela Faculdade de Medicina da UFES, em 1972, Deolindo nasceu em Ibiracu no dia 19 de Novembro de 1945. Em 1973 iniciou seu trabalho em Barra de São Francisco, quando assumiu a Direção do Hospital Municipal, desenvolvendo todo o processo de montagem e organização para o seu funcionamento.

Também em Barra de São Francisco, foi médico na Unidade Sanitária e no Sindicato Patronal. Atualmente dedica a vida aos seus três filhos e sete netos.

JOÃO ALBERTO (Neném Otto)

Mineiro de Resplendor, Neném Otto veio ao mundo em 29 de Abril de 1929. No ano de 1953, casou-se com Georgina Kruguel Alberto, no distrito de Vila Fartura em São Gabriel da Palha.

Mudou-se para Barra de São Francisco três anos depois, onde ampliou sua família de onze filhos, 23 netos e 17 bisnetos.

Em 1960 construiu, em uma antiga plantação de arroz, seu próprio campo de futebol utilizando não mais que um enxadão e sementes de grama. Lar do time Vale Sete, também de sua autoria, o campo segue levando emoção a muitas pessoas, mesmo depois de sua passagem. (Tanto Neném Otto, quanto seus onze filhos, fizeram parte do time Vale Sete).

RONEY LACERDA

Formado em 1974, pelo curso de Medicina da Emescam, Roney Lacerda é natural de Afonso Cláudio e se estabeleceu em Barra de São Francisco no ano de 1983. Na época, desenvolveu as atividades de cirurgia geral e obstetrícia no Hospital Doutora Rita de Cássia, que hoje recebe o nome de Alceu Melgaço Filho.

Atuou diretamente no projeto Casa da Mulher, durante a gestão de Enivaldo dos Anjos à frente da Prefeitura. Foi Diretor Clínico por mais de 15 anos da Casa de Saúde Santa Mônica, onde atua ainda hoje como Cirurgião Geral. Lacerda também realiza procedimentos no Hospital Dr. Alceu Melgaço Filho.

ANTÓNIO VALLI – in memorian

Filho de imigrantes italianos, Antônio Valli nasceu em 07 de dezembro de 1922, no município de Itaperuna(RJ). Viveu sua juventude em Alegre (ES) e se mudou para Barra de São Francisco em 1953, ao se casar com Ely Bicalho Valli.

Ao lado de seus irmãos Olímpio e Juca, abriu a “Casa Valli”, comércio varejista. Importante comerciante de café na cidade, Antônio foi vereador e eleito prefeito de Barra de São Francisco por duas vezes.

Pai de cinco filhos: Sérgio, Izabel, Suely, Antônio e Joanina, serviu ao município de Barra de São Francisco com compromisso, respeito e, sobretudo, amor.

ISABEL PIRES DA FONSECA ZON

Nascida em 8 de maio de 1957, na região onde hoje é o município de Águia Branca (ES). Isabel é filha de agricultores e foi com a família para Barra de São Francisco aos 15 anos.
Trabalhou no BRADESCO por nove anos antes de se casar e montar sua microempresa no setor de café. Hoje vive como empresária autônoma em Barra de São Francisco e é mãe de três filhos.

ANÍZIO BLUNCK DE MORAES – in memorian

Natural de Alegre (ES), Anízio foi casado com a senhora Emiliana Gomes de Moraes, com quem teve oito filhos e 26 netos. Chegou a Barra de São Francisco em 1962, levando com ele parte da família e sua vontade de desbravar novas terras e investir no setor da pecuária.

Faleceu aos 82 anos, deixando para sua família e amigos um grande exemplo de homem digno e honesto.

SEBALDO SAAR

Nasceu na cidade de Chalé (MG), em oito de novembro de 1936. Filho de agricultores, veio para o Espírito Santo com 14 anos acompanhado da família e em busca de oportunidades de trabalho.

Em Vila Poranga, Distrito de Barra de São Francisco, se casou aos 22 anos construindo sua própria família, com esposa e três filhos. Mudou-se para o Córrego do Itá onde foi membro da Associação de Agricultores e vive até hoje. Foi vereador em Barra de São Francisco entre os anos de 1996 e 2000.

EDENILSON NUNES REIS

Nasceu em 29 de junho de 1966, na cidade de Mantena (MG). Viveu em Pancas (ES) até a adolescência e se formou em Recife (PE), pelo curso de Teologia do Seminário Presbiteriano de lá.

Se mudou para Barra de São Francisco em Janeiro de 1991, onde foi Presidente da Casa do Menor por dois anos, membro do Conselho Municipal de Saúde e pastor, durante 19 anos, da Igreja Presbiteriana de Barra de São Francisco

AMARINO RODRIGUES ALVES – in memorian

Amarino Rodrigues Alves nasceu no município de Alegre, sul do Estado do Espírito Santo, em 05 de fevereiro de 1931. Ainda jovem se mudou para o norte capixaba, estabelecendo-se primeiro em Águia Branca, onde desenvolveu a profissão de farmacêutico e se casou com Derly Ribeiro Alves (Dona Lili), com quem teve oito filhos.

Mudou-se para a cidade de Barra de São Francisco na década de 1960 e se dedicou intensamente ao comércio farmacêutico. Exerceu dois mandatos como vereador, em 1971 e 1981, época em que o cargo ainda não era remunerado.

ALMIR JOSÉ DALMAGRO – in memorian

Empresário, filho de imigrantes italianos, nasceu no dia 10 de dezembro de 1934 na cidade de Cachoeiro de Itapemirim-ES.

Em 1956, deu início a agropecuária no distrito Vila Itaperuna- Barra de São Francisco. Pioneiro na compra e venda de café, ganhou destaque e consolidou agropecuária nos municípios de Ecoporanga, Vila Pavão e Barra de São Francisco.

Já em 2003, deliberou as atividades para extração de rochas ornamentais, royalties, em uma de suas propriedades em Barra de São Francisco. Notoriedade para Granito Soft Yellow da Mineração Guidoni, uma das maiores rochas de granito do estado. Faleceu em 26 de junho 2015, mediante a um trágico acidente em uma de suas propriedades.

ALCEU MELGAÇO FILHO – in memorian

Filho de Alceu Melgaço e Siza Lopes de Farias, nasceu no dia 16 de Dezembro de 1947 na cidade de Amores-ES, cresceu em Barra de São Francisco, em 1974 formou na 2° turma da Emescan em Vitória-ES, em medicina, se especializou em pediatria, foi diretor do Hospital Estadual Dr°Rita de Cassia Melgaço e Secretario de Saúde do município ao longo dos anos,faleceu em 13 de junho de 2011, aonde ainda prestava serviço para o município de Barra de São Francisco.

LUIZ AUGUSTO BARBOSA NASCIMENTO

Morador de Barra de São Francisco há 57 anos, Luiz Augusto é baiano da cidade de Poções, onde nasceu no dia 19 de novembro de 1949.

Começou a trabalhar no bar da família e, logo em seguida, em um conhecido escritório de Contabilidade, enquanto terminava seus estudos na mesma área. Já formado, abriu o seu próprio escritório e, nesse mesmo período, se casou com Leila Marília Acipreste Nascimento, com quem teve três filhas e cinco netos.

Luiz trabalhou na prefeitura durante 8 anos ajudando o município com sua capacidade administrativa. Abriu uma fábrica de bebidas, outra de roupas e construiu o Park Hotel Fazenda Paraíso, local reconhecido como ponto turístico da cidade e admirado por sua beleza.

WANTUIL RIBEIRO FAGUNDES – in memorian

Natural de Aimorés (MG), Wantuil Ribeiro Fagundes nasceu em primeiro de Janeiro de 1938 e se mudou para Barra de são francisco na década de 1950.

Em 1958 se casou com Alair Martins Fagundes, a Dona “Lalá”, com quem teve cinco filhos. Foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Barra de São Francisco por dois mandatos e foi responsável pela gestão do Santos Futebol Clube, “O Terror do Norte”.
Ficou conhecido pelo seu temperamento forte e sua incansável luta em favor do funcionalismo público e do esporte.

LEVY TEIXEIRA LIMA – in memorian

Cachoeirense de nascimento, se mudou ainda criança para Barra de São Francisco, onde trabalhou por muitos anos na prefeitura e foi candidato a prefeito por duas vezes. Foi casado com Maria de Almeida Lima, com quem teve quatro filhos e sete netos.

Pai da exploração do granito em Barra de São Francisco, Levy fomentou as primeiras pesquisas de campo em suas próprias terras e furou, por volta dos anos 60, as primeiras pedreiras na cidade. Foi proprietário de mais de 100 minas de granito na região.

WALDELES CAVALCANTE

Contador e funcionário público municipal, Waldeles iniciou sua carreira na contabilidade privada aos 17 anos de idade, só depois migrando para o serviço público. Atuou como educador no Curso Técnico de Contabilidade da Escola João XXIII, entre os anos de 1989 e 1993.

Filho de produtores rurais, é natural de Conselheiro Pena (MG) e nasceu no dia 20 de maio de 1960. Ainda criança, aos seis anos, se mudou com a família para Barra de São Francisco (ES) com sua família.

Prefeito de Barra de São Francisco por dois mandatos, Waldeles tem orgulho de ter se casado com Janete Cortes de Souza Cavalcante, com quem se tornou pai da arquiteta Marianne Cortes Cavalcante e do engenheiro Tássio Cortes Cavalcante.

ANDRE JUNIOR DE FREITAS (pastor André)

Filho de funcionários públicos municipais, André nasceu em Barra de São Francisco no dia 01 de janeiro de 1974. É casado com Vanilda Sathler da Silva Freitas, com quem tem dois filhos: Asafe Sathler de Freitas e Rebeca Sathelr Freitas.

Formado em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte, em Recife (PE), atua como pastor na Igreja Presbiteriana Betel, Bairro Campo Novo, em Barra de São Francisco. Desenvolve atividades nas áreas espiritual, educacional e social, participando de atividades da sociedade Civil como presidente da Associação de Ministros Evangélicos de Barra de São Francisco.

É membro do Conselho Municipal de Saúde, Secretário de Apoio Pastoral do Sínodo Minas Espírito Santo.

NARCIZO COIMBRA – in memorian

Nasceu em 25 de março de 1932, na cidade de Resplendor (MG). Na década de 1940, se mudou com a família para Barra de São Francisco, onde se estabeleceram.

Casou-se com Maria Arlete Sabino Coimbra em 1955 e com ela teve quatro filhos. Trabalhou como caminhoneiro e posteriormente ingressou no poder judiciário como Tabelião, se aposentando na década de 1990.

Ingressou na Maçonaria em 1955, por influência de seu tio Adelino Coimbra, e nela exerceu vários cargos inclusive o de presidente da Loja 14 de Julho, de Barra de São Francisco.

DEJANIRA MARIA PEREIRA DE MORAES – in memorian

Nascida em 1934, no município de Lajinha do Chalé (MG), se mudou para Barra de São Francisco em 1971 ao lado de Calcerino Miguel de Moraes, com quem se casou na década de 1950 e teve nove filhos, netos e bisnetos.

Em sua nova cidade, enfrentou inúmeros desafios, mas com muita fé em Deus, coragem e apoio da família, se dedicou à culinária, profissão que exerceu com excelência para um público diverso.

Sempre atuante na comunidade, participava da igreja de seu bairro e esteve sempre presente nas decisões importantes da paróquia.

PEDRO CASTILHO

Pai de três filhos e casado com Marcina Isidora Pereira Castilho, Pedro Castilho nasceu em 1930 na cidade de Barra de São Francisco-ES. Desde muito novo já trabalhava e lutava para estudar na cidade, mesmo sendo morador da zona rural e tendo muitas vezes que caminhar quilômetros à pé e descalço para garantir seus estudos.

Com o tempo conseguiu emprego no comércio da cidade e, sempre muito observador, aprendeu sobre a venda de produtos têxteis e logo resolveu montar seu próprio negócio no ramo.

Sempre muito ativo na política e na vida pública de Barra de São Francisco, ainda hoje, com 89 anos, Pedro se mantém inserido nas questões municipais e atua como importante empresário da Cidade.

JÚLIA CENIRA MOURA DE REZENDE – in memorian

Júlia Cenira Moura de Rezende é natural de Colatina (ES). Nascida em 1927, foi professora no município e ainda por lá conheceu seu esposo Ozéias Pereira de Rezende. Em 1950 se casaram e foram para Barra de São Francisco.

Fixaram residência no bairro Vila Landinha, onde viveram e constituíram a sua família com 5 filhas e 2 filhos. Cenira amava a natureza e a terra: cultivava grandes hortas que abasteciam muitas famílias de Barra de São Francisco e que lhe permitiam ter sua própria renda.

Sempre lutou com fé e caridade para formar e preservar os valores morais e religiosos da família. Sua casa sempre esteve aberta aos necessitados e sempre trabalhou ativamente na igreja católica, ajudando inclusive a obter recursos para a construção da Matriz São Francisco de Assis.

Ao lado do esposo Ozéias doou o terreno onde funcionou, por muitos anos, o Colégio Santa Teresinha e também para a CESAN, que o utiliza ainda hoje.

DESEMBARGADORA JANETE VARGAS SIMÕES

Francisquense nascida em 8 de Abril de 1955, Janete Vargas Simões se torna desembargadora por mérito da carreira em 2014. Filha de Hugo de Vargas Fortes e Ery Silva Fortes, é graduada em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo e mestre em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória – FDV.
Foi professora de Direito Penal, Processo Penal e Prática Jurídica em diferentes universidades do Estado e presidente da Associação de Magistrados do Espírito Santo – Amages, de 2002 a 2004.

MARLÍDIA ALVES DA SILVA

Nasceu em 4 de dezembro de 1937, na cidade de Vila Velha (ES). Filha de uma família simples, Marlídia teve como pais o senhor Manoel Victorino Alves e Hilda Fernandes Alves. Em 1955, formou-se como professora, indo exercer o magistério na Escola de Primeiro Grau Governador Lindemberg, em Barra de São Francisco. Em 1961, se casa com Aurecino Soares Silva, com quem teve Sérgio Eduardo Alves Silva, único filho do casal.

Se aposentou em 1987, mas seguiu seus ideais atuando como Secretária de Educação em Barra de São Francisco e realizando pesquisas na área. Marlídia revolucionou a educação no interior do Estado ao criar materiais didáticos voltados para a realidade do campo e das pequenas cidades.

SAMUEL CARDOSO

Nascido em 18 de Setembro de 1932, Samuel Cardoso é natural de Pancas, noroeste do Estado. Aos 20 anos de idade se mudou para Barra de São Francisco para trabalhar como motorista de ônibus e Caminhões. Se estabeleceu como comerciante em 1960, profissão que exerceu até até se aposentar, em 1983. Casou-se em 1959 com Doraci Lopes Cardoso, com quem teve cinco filhos, 11 netos e, até o momento, um bisneto.

PEDRO TALLES CRUZ PAES – in memorian

Natural de Campos (RJ), Pedro Tallis Cruz Paes nasceu em uma família de renda baixa, no dia 29 de Junho de 1922. Com dificuldade, conseguiu ingressar na faculdade de Medicina de Niterói, onde se formou em 1950.

Casou-se com Annette em 1952 e, em 1958 já com dois filhos, mudou-se com todos para Barra de São Francisco onde começou seu trabalho na Casa de Saúde “Dr. Albuquerque”. Estimulou e participou de inúmeros projetos sociais e inovadores na região, como a APAE de Barra de São Francisco, Casa do Idoso e outros.

Teve quatro filhos, dos quais três são médicos. Desempenhou sua profissão em Barra de São Francisco até o ano de 2002, quando faleceu.

SEBASTIÃO GERALDO OGGIONI

Filho de imigrantes italianos, Sebastião Geraldo Ogigioni nasceu em 1958, no município de Nova Venécia (ES), em uma família de quatro irmãos e começou a empreender ainda criança, quando vendia picolés e churros nas praias de Conceição da Barra, norte do Estado.

Já na década de 1990 Investiu no ramo de alimentos, mas se sagrou com a construção de sua primeira concessionária Fiat, em Barra de São Francisco. O negócio prosperou, sendo hoje um grupo de 14 lojas de quatro diferentes montadoras, espalhadas entre Rio de janeiro e Espírito Santo.

Casado com Rita Oggioni, é o pai de João e Julia Oggioni, com quem formam uma família a que chama de seu “sonho mais lindo”.

JAIME NERI DA SILVA – in memorian

Nascido em Pancas no dia 28 de Junho de 1938, Jaime Neri nasceu da união de João Antônio da Silva e Elizabeth Trozescke da Silva. Morou até seus oito anos no município de Águia Branca, se mudando logo depois para o distrito de Vila Paulista, em Barra de São Francisco, onde cresceu e se tornou um pequeno proprietário rural.

Casou-se com Leda Gomes de Souza, com quem teve três filhos e três netas, que vivem no município de Barra de São Francisco até os dias de hoje.

Amante do esporte e político nato, ingressou na política como vereador por três mandatos, chegando ao cargo de vice-prefeito na chapa de Enivaldo dos Anjos, chegando a assumir a prefeitura por alguns meses.

AUGUSTO EUGÊNIO SIGESMUNDO – in memorian

Nasceu em Mar de Espanha (MG), em 13 de agosto de 1900. Filho de Construtores, cresceu parte de uma família de sete irmãos.

Casou-se em dezembro de 1921 com Madalena Louback, com quem teve seus primeiros oito filhos. Após a morte de sua primeira esposa, em 1937, voltou a se casar e se mudou para o norte do Espírito Santo, onde teve cinco filhos.

Em 1951 se mudou para Barra de São Francisco, onde foi vereador e presidente da Câmara Municipal por dois mandatos, tendo inclusive assumido a prefeitura da cidade em 1962. Viveu na cidade até o fim da vida, em 1999.

DEGAZITO RIBEIRO DE ALMEIDA – in memorian

Nascido no município de Alegre, em abril de 1937, Degazito Almeida foi lavrador, católico de fé, se casou com Euvina Maria de Jesus e ao lado dela foi pai de dez filhos.

Em 1988 foi eleito vereador em Barra de São Francisco, trabalhando ao lado do jovem prefeito Enivaldo dos Anjos para levar melhorias ao interior do município.

Viveu seus últimos dias na localidade de Córrego São Pedro, em Barra de São Francisco.