Vereadora Zirene destaca luta das pessoas com surdez que até Gabigol prestou homenagem

Na sessão de segunda-feira (23), a vice-presidente da Câmara Municipal, vereadora Zirene Surdini Valli (MDB), destacou a luta das pessoas com surdez já que neste dia 26 de setembro, é celebrado o Dia Nacional dos Surdos e o Dia Internacional em 30 de setembro. O fato é que depois que o atacante do Flamengo, Gabriel Gabigol celebrou um gol contra o Cruzeiro pelo Campeonato Brasileiro utilizando os sinais em libra, muito se chamou atenção para as pessoas portadoras desta deficiência auditiva.

Zirene disse que o principal objetivo desta data é desenvolver a reflexão sobre os direitos e inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade.  A parlamentar destacou ainda que a data de 26/09, é uma homenagem à criação da primeira Escola de Surdos no Brasil, em 1857, na cidade do Rio de Janeiro que atualmente é conhecida como INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos).

De acordo com Zirene em sua fala, uma das principais conquistas dos surdos ao longo dos anos, foi o reconhecimento nacional da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), através da Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 e também do Decreto nº 5.626/2005.

“O mês de celbração do Dia dos Surdos é conhecido como “Setembro Azul”, sendo esta cor um sinal de representação para a comunidade surda. Para os alunos com perda auditiva severa ou surdez, a aquisição da Língua Brasileira de Sinais é fundamental para a comunicação com os demais e para o processo de alfabetização inicial”, destacou a parlamentar.

Zirene acrescentou ainda que o aprendizado de libras ocorre no contraturno, nas salas de AEE. “É importante que professores da escola solicitem treinamento para aprender libras ou peçam o acompanhamentod e um intérprete em sala. Isso garante a inclusão mais efetiva dos alunos”, defendeu.

Zirene defende aparelhamento de centros de atendimentos especiais

Ainda ocupando a tribuna da Câmara, Zirene afirmou que integra um grupo de defensores desta causa e de todos que sofrem com alguma deficiência… “desses nossos irmãos que quando são assistidos em seus direitos…tem uma vida bem melhor e com qualidade”, destacou.

“Estivemos conversando com o Prefeito e com o Secretário Municipal de Saúde, solicitando um maior atendimento e melhor aparelhamento do Centro Especializado para o Atendimento aos Autistas, como também dar maior apoio a APAE”, completou.

GABIGOL

Autor do primeiro gol do time rubro-negro, ele comemorou com a frase “Hoje tem gol do Gabigol” em libras, a Linguagem Brasileira de Sinais. Foi uma homenagem ao Dia do Surdo, que será celebrado em 26 de setembro.

“Eu fiquei sabendo que a escola para eles (surdos) foi feita no Rio. Ai tem a plaquinha “Hoje tem gol do Gabigol”. Pude homenagear eles. Espero que eles possam ver o jogo e o gol”, disse, na saída de campo.

ASCOMCMBSF/FOTOS:GABIGOL O LANCE/ASCOMCMBSF