Sessão da câmara é cancelada e votação do projeto que dá mais 20 anos para Cesan é adiada

A Câmara municipal de Barra de São Francisco cancelou a sessão desta semana. Com isso, o projeto que concede mais 20 anos de concessão para a Cesan não foi votado.

O vereador Admilson Brum (PRP), que é o Relator da Comissão de Justiça e Redação, apresentou um pedido de Dilação do Prazo Regimental para apresentação do parecer após encontrar um erro no projeto. De acordo com o vereador, a minuta do contrato não foi apresentada.

Único a tomar a frente, Admilson também enfatizou que não há necessidade de urgência na votação do projeto, já que o contrato de concessão vence apenas em 2022. “Não estou entendendo essa pressa em dar mais 20 anos de concessão. Temos tempo suficiente para analisar o projeto e a Cesan tempo para cumprir as promessas“, disse o vereador ao SiteBarra.

Protesto

O universitário francisquense Geam Maforte chamou a atenção de quem transitava nas ruas de Barra de São Francisco logo no início da manhã desta segunda-feira. Ele fez panfletagem sobre o assunto, que no momento é um dos que mais está causando revolta na população, que é o projeto de lei que dá mais 20 anos de Concessão para a Companhia Espírito Santense de Água e Esgoto (CESAN).

O projeto que seria votado nesta segunda – em caráter de urgência – foi cancelado.

Geam também fez grande movimento na página oficial do Líder do RenovaçõES @geambm, que fez uma postagem contra a posição da atual Companhia de Água do município.

Segundo alguns moradores da cidade, a empresa “não fez por onde” para poder renovar esse contrato por mais 20 anos. “A População reclama do mau cheiro no centro de tratamento de esgoto que fica no Bairro irmãos Fernandes próximo Vila Vicente e outros Bairros“, disse Geam ao SiteBarra.

Com palavras de ordem, o universitário pedia que a população fique atenda na votação desse projeto de Lei e observar quem serão os vereadores que vão votar a favor da Cesan e contra a população.

A Cesan tem que repassar pelos menos 10% dos lucros para o Município de Barra de São Francisco. Não podemos ser reféns por mais 20 anos de uma empresa que só suga dos Bairros e Distritos da cidade! Cade nossos líderes? Onde estão?”, defendeu o universitário. (Veja fotos abaixo)

A atitude de Geam gerou inúmeros comentários. Uma das pessoas que parabenizou o universitário foi o ex-vereador Jessuí Albino Gonçalves, presidente do PSDB no município e funcionário aposentado da Cesan.

Jessuí disse que foi ótima a iniciativa de Geam, que ele também está buscando apoio dos vereadores, pois o percentual que a Cesan atende o município com rede de esgoto ainda é muito pouco.

A Cesan ainda não comentou e nem emitiu nota sobre a situação em Barra de São Francisco.

Veja também