Operação flagra transporte irregular de rochas de Norte a Sul do Espírito Santo

Dez veículos foram flagrados com irregularidades no transporte de rochas ornamentais durante uma operação que durou seis horas na madrugada desta quarta-feira (11/09/2019). Segundo o Detran-ES, foram contabilizadas 73 toneladas de excesso de peso no total. A ação aconteceu em estradas de norte a sul do estado.

As abordagens da operação integrada “Força pela Vida” foram feitas em oito pontos nos municípios de Vila Velha, Serra, Viana, Rio Novo do Sul, Linhares, Baixo Guandu e João Neiva.

Todos esses locais contaram com balança de pesagem para conferência do limite de peso da carga. Os agentes verificaram itens como amarração e acondicionamento dos blocos e das placas nas carretas; tacógrafo; condições do veículo; itens de segurança como pneus, faixas refletivas; capacitação dos motoristas, entre outros pontos. A equipe do Detran também realizou abordagens educativas com os motoristas.

Números

Na operação foram abordados 256 veículos e aplicadas 268 multas. Dez veículos foram flagrados com excesso de peso, totalizando 73 toneladas acima do permitido.

Uma das carretas retidas transitava com 88 toneladas de peso total, sendo 28 toneladas de excesso de peso, e outras duas estavam com 12 e 11 toneladas de excesso.

Os condutores flagrados transportando carga com peso acima do limite estabelecido respondem a processo criminal, assim como o proprietário da carreta e o transportador.

Segurança

O gerente de Fiscalização, Infrações e Penalidades do Detran, Wylis Lyra, destacou que o transporte de rochas é um foco importante da operação pela gravidade dos acidentes que já aconteceram e que podem ocorrer com esse tipo de veículo.

“Nós conseguimos identificar veículos em condições seguras e outros sem condições. Com isso, tiramos de circulação aqueles veículos que causam risco para toda a sociedade e que têm se envolvido em acidentes, infelizmente”, afirmou Lyra.

Confira os dados completos da operação:

Veículos fiscalizados: 256;

Infrações registradas: 268;

Testes de alcoolemia: 50;

CNHs recolhidas: 2 (1 por alcoolemia e 1 por suspensão do direito de dirigir);

Veículos retidos: 16;

Veículos com excesso de peso: 10 veículos, totalizando 73 toneladas de excesso de peso;

Pessoas detidas: 14 (veículos com excesso de peso e outros crimes de trânsito).