Loja Maçônica Silas Costa Camargo comemora 40 anos de história em Barra de São Francisco

 

Loja Maçônica Silas Costa Camargo, Barra de São Francisco, Espírito Santo

A Loja Maçônica Silas Costa Camargo está em festa. Neste dia 1º de setembro de 2019, a Loja completa 40 anos de História em Barra de São Francisco.

Em todos esses anos, diversos irmãos iniciaram na loja e cada um faz parte dessa história de sucesso. Vários deles se tornaram Venerável Mestre da Loja, alguns por duas ou mais vezes, coordenando os trabalhos e liderando os demais irmãos.

Com diversos trabalhos filantrópicos realizados nessas quatro décadas, a Silas Costa Camargo conseguiu se destacar na sociedade, conquistando credibilidade e reconhecimento entre os francisquenses. Muitas coisas boas aconteceram, um dos exemplos é o evento anual criado pela Loja, o Festival do Bode, que esgota todos os ingressos antes mesmo do dia da festa.

Veja mais sobre a Silas

Fundada em 1º de setembro de 1979 com ajuda de irmãos de Colatina, São Gabriel da Palha e outras cidades vizinhas, a Loja Maçônica Silas Costa Camargo teve como primeiro Venerável Mestre Abelar Bertoldo da Silva.

O nome da loja é uma homenagem a um irmão de São Gabriel da Palha, que faleceu precocemente em um acidente.

Jurisdicionada à Grande Loja Maçônica do Estado do Espírito Santo, a Silas Costa Camargo conta hoje com mais de 40 membros no quadro, que se reúnem todas as quartas-feiras. O atual Venerável Mestre é Marcos Antônio Oliveira.

Festa dos 40 anos

Marcos Antônio Oliveira

Para comemorar esta data especial, a Silas Costa Camargo realizará no dia 26 de outubro o Baile dos 40 anos, que deve atrair centenas de maçons para a cidade, além de ser também aberto ao público não maçom.

A expectativa para a festa já é grande e em breve os convites estarão disponíveis. “Será um momento ímpar, uma data especial que ficará marcada na memória de todos os irmãos e amigos“, destacou o Venerável Marcos Oliveira.

Uma sociedade para homens livres e de bons costumes

A Maçonaria é uma sociedade que tem com princípios, que integrantes sejam homens livres e de bons costumes. Os membros se denominam mutuamente de irmãos, e cultuam a liberdade, a fraternidade e a igualdade entre os homens. Tem ainda como princípios a tolerância, a filantropia e a justiça.

A história conta que, o caráter secreto da Maçonaria deveu-se a perseguições, a intolerância e a falta de liberdade demonstrada pelos regimes reinantes da época.
Sendo uma sociedade iniciática, seus membros são aceitos por convite expresso e integrados à irmandade universal, por uma cerimônia denominada iniciação.

Curiosidades

A independência do Brasil foi decretada e solicitada a Dom Pedro I, em uma sessão Maçônica, realizada em 20 de agosto de 1822. Este dia é dedicado ao Maçom brasileiro.

O Marechal Deodoro da Fonseca, iniciado na Loja “Rocha Negra” de São Gabriel, Rio Grande do Sul, proclamou a república em 15 de novembro de 1889.

Origem da Maçonaria

A maçonaria começou como uma sociedade secreta que surgiu vinculada às ideias do laicismo humanitário e liberal do iluminismo.

O berço da Maçonaria foi na França e Inglaterra, durante a idade Média. A primeira Grande Loja de Maçonaria foi criada na Inglaterra em 1717, e unia as quatro lojas londrinas. O líder eleito era conhecido como Grão-Mestre. Aberta a todos as crenças religiosas, a Maçonaria se estendeu a todo o Continente europeu.

No final do século XVIII já existiam 700 lojas em França, compostas por grande quantidades de nobres e membros da classe média e do clero, apesar dos Papas Clemente XIII e Bento XIV terem proibido a maçonaria em 1738 e 1751.

A primeira Loja Maçônica do Brasil foi fundada em Salvador, Bahia, em 1724, e foi a partir daí, que os maçons, passaram a iniciar no país, seus ideais de igualdade e liberdade.

Simbologia

O símbolo da maçonaria remete aos instrumentos dos trabalhadores que, na Idade Média, dominavam as técnicas de construção em pedra.

1- O compasso, que desenha círculos perfeitos, representa a busca da perfeição pelo homem

2- A letra G, no centro de tudo, vem de God, “Deus” em inglês. Para os maçons, é Ele o Grande Arquiteto do Universo

3- O esquadro, que forma ângulos retos, lembra que o homem deve levar uma vida igualmente reta: ética e honesta