11º BPM desativa DPM de Cachoeirinha de Itaúnas e moradores reclamam

O DPM de Cachoerinha de Itaúnas não mais serve à comunidade

Por Elvécio Andrade

A Comunidade de Cachoeirinha de Itaúnas, na Zona Rural de Barra de São Francisco/ES, está reclamando da falta de policiamento no local depois que foi desativado o DPM (Destacamento de Polícia Militar) que existia no distrito. Com o fim do destacamento, os problemas voltaram a ser frequentes.

“Antes nosso distrito tinha policiamento todos os dias, mas com a extinção do destacamento por ordem do comando do 11º BPM, ficamos à mercê dos criminosos e baderneiros e dependentes do péssimo atendimento do 190, que é acionado e a polícia nunca aparece”, disse um morador.

Segundo os moradores, o distrito era muito bem servido pelo sargento Anderson, que colocava ordem na comunidade. “Foram muitos os problemas resolvidos por esse policial, que era a nossa referência. Muitas brigas de famílias, confusões de vizinhos etc, foram resolvidos por ele”, completa o morador.

O morador, cuja identidade não está sendo divulgada por motivos óbvios, critica a atitude do comandante do 11º de fechar destacamentos ou tirar policiais dos distritos. “Esse comandante está andando para trás. Com o aumento da violência na zona rural, ele deveria era aumentar o policiamento”.

O ex-vereador Carlim da Dengue confirmou a retirada do policiamento de Cachoeirinha de Itaúnas. “A informação procede sim. Estamos sem policiamento em nossa comunidade e ficamos na dependência do atendimento quando ligamos para o 190”, disse ele.

O Destacamento Policial de Cachoeirinha de Itaúnas foi construído pelo Município, numa parceria com o 11º BPM,  em uma localização estratégica, onde também funciona o Posto dos Correios. A desativação de um serviço tão importante para a comunidade está sendo vista como retrocesso.