Terceira maior estátua de Buda do mundo é construída no Espírito Santo

Folha ES

O Mosteiro Zen Morro da Vargem, em Ibiraçu, no Norte do Estado, terá a terceira maior estátua de um Buda sentado do mundo e a maior do Ocidente, segundo o abade do mosteiro, monge Daiju Bitti. O monumento de 33 metros de altura, o que equivale a um prédio de 11 andares, está sendo construído às margens da BR-101 e a previsão é que a estátua fique pronta e seja inaugurada entre março e abril de 2020, segundo o monge.

A estátua, que está em fase de construção, teve a cabeça içada esta semana. “A cabeça pesa mais de 50 toneladas. Todo o corpo pesará mais de 350 toneladas, já que a estátua é feita de aço e concreto”. Em tamanho, a estátua do Buda sentado só fica atrás de construções da Tailândia e da China. O abade anunciou que, na inauguração da estátua, será feita uma consagração durante uma cerimônia que reunirá monges de diversas partes do mundo.

O monumento ficará localizado na Praça Torii, que atrai diariamente dezenas de pessoas que passam pela BR-101. Por lá, também estão os tradicionais portal Torii, que marca o diálogo entre a cultura Oriental e Ocidental; o Jardim Zen e as 15 estátuas de Buda em meditação. “Por ano, recebemos visitas de de cerca de 30 mil pessoas, sendo que a maior parte é de estudantes”, informou Daiju. O Zen Morro da Vargem foi construído em 1974, sendo o primeiro mosteiro zen budista da América Latina.

A construção sagrada segue a secular escola de Soto Zen, introduzida no Japão no século XIII pelo mestre Dogen Zenji. A área engloba um grande trecho da Mata Atlântica. Dos 150 hectares, 140 são destinados à preservação da natureza. A Praça Torii, às margens da BR-101, é aberta ao público e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, em qualquer horário, por meio de agendamento prévio. Já aos domingos, a visitação acontece das 8 às 11 horas.

Estrutura

emplos:

O mosteiro é constituído por um conjunto de Templos: Oração, Meditação, Alimentação, Banho, Sanitário, Mortos, etc. Essa arquitetura tem o objetivo pedagógico de fortalecer no monge ou praticante a importância do cotidiano, mostrando que todas as atividades são sagradas.

Domitórios (Alojamento):

Os alojamentos destinados aos monges (shuryô) e aos praticantes. São instalações que remetem a um modo de vida de sobriedade e simplicidade. Os alojamentos são divididos em blocos masculino e feminino, com quartos coletivos e capacidade de acomodar até 4 pessoas, providos de instalação sanitária e água potável.

Centro de Estudos Narazaki:

Independente da área central do mosteiro, localizado ao pé da montanha, é um espaço disponível para a realização de palestras, cursos, seminários e conferências. Possui um auditório com capacidade para cem pessoas e outro de apoio para cinquenta pessoas, com uma área de convivência e cozinha.

Centro Ambiental:

É um complexo com auditório climatizado, dotado de recursos audiovisuais e pedagógicos, quiosques de apoio para atividades coletivas, com espaço para coffee break e sanitários. Local onde os visitantes vivenciam práticas e experiências de vida pautadas na sustentabilidade e no respeito ao meio ambiente.

Áreas de uso múltiplo:

Destinadas sobretudo aos que visitam o mosteiro aos domingos, são espaços compostos por gramados, decks, quiosques com mesas e bancos, áreas naturalmente sombreadas em que os visitantes podem aproveitar para descanso, leitura, lazer e próprios para lanches com a família.

Trilhas ecológicas:

É possível passear pela Mata Atlântica num roteiro de grande beleza. As trilhas são sinalizadas com placas interpretativas com informações sobre o ecossistema local e a diversidade da fauna e da flora.

Lojinha Zen:

Na lojinha o visitante pode adquirir pequenas lembranças e artigos produzidos no próprio mosteiro. Entre os itens mais apreciados estão os livros de receitas e de fotos do Mosteiro, incenso, mel, camisetas e sabonetes artesanais.

Cemitério:

O Mosteiro possui um cemitério voltado para monges, ordenados leigos e pessoas afins falecidas , situado entre bosques e remanescente da Mata Atlântica, com espaço próprio para reverências e depósito de cinzas.
Mais informações contatar Tel.: 27 3257-3030 / 27 99743-6285