Presidente da Câmara reencontra professora que o alfabetizou

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Barra de São Francisco, Juvenal Calixto Filho, logo após a sessão legislativa desta segunda-feira dia 26, recebeu em seu gabinete, a visita ilustre de Maria Auxiliadora Assunção, mais conhecida como professora Dora. O encontro foi marcado por momentos de pura saudade, quando os dois recordaram os bons tempos em que Juvenal foi alfabetizado por Dora, isso já algumas décadas passadas.

Segundo a professora Dora, que dava aulas na primeira série da Escola Municipal de Vila Nelita, localidade pertencente na época ao distrito de Água Doce Norte, hoje município emancipado, ela acumulava também as funções de diretora da Escola Dona Maria José Monteiro, unidade de ensino pertencente ao distrito de Santo Antonio de Nova Belém-MG.

Hoje, Dora está aposentada a mais de 21 anos mas confessa que sente saudades da sala de aula, devido ter escolhido a profissão por amor. “Eu amava minha sala de aula e principalmente meus alunos. Por minhas mãos passaram mais de 500 estudantes, hoje todos encaminhados em suas vidas profissionais e não é raro quando encontro um ex-aluno ou recebo informações de que estão pelo mundo, como Estados Unidos, Portugal e outros centros do país”, destaca a professora toda orgulhosa.

Sobre o aluno Juvenal Calixto, Dora conta que ele era chamado de Nalzinho e sempre foi uma criança humilde e um estudante maravilhoso. “Não me deu trabalho algum, nem ele e nem o irmão mais novo o Marquinhos Calixto”, disse ela acrescentando que naquela época, as salas eram repletas de alunos, cerca de 45 em média e que apesar do tempo ter passado, ainda recorda com felicidade os bons tempos em que ensinava as crianças a aprenderem a ler e a escrever.

Perguntado ao presidente da Câmara Municipal sobre sua professora, o vereador Juvenal Calixto enalteceu a personalidade de sua primeira mestra. “Ela sempre foi e será amada por todos os alunos que tiveram a felicidade de serem educados sob sua regência. A querida professora Dora, ocupa um lugar de destaque em nossa vida, pois através dela que tivemos o privilégio de sermos conhecedores das disciplinas do ensino fundamental, que nortearam nossos caminhos tanto na vida profissional, afetiva e pública”, complementou o ex-aluno, hoje parlamentar do município de Barra de São Francisco.