Membros do Conselho Municipal de Saúde de Barra de São Francisco tomam posse

Gustavo Lacerda, diretor do Hospital Dr. Alceu Melgaço Filho, participou do evento

Texto e fotos: Rogério Augusto

Foi muito concorrida  a reunião para posse dos novos membros  do Conselho Municipal de Saúde de Barra de São Francisco, para o biênio 2019/2020, realizada na manhã quinta feira, (22/08/2019),   no auditório da Secretária Municipal de Educação – Antigo Colégio Santa Terezinha.

Estiveram  presentes ao evento e fizeram a composição de mesa  o Prefeito Municipal, Alencar Marim,  o Secretário Municipal de Saúde e Presidente  do Conselho,  Zulagar Dias Ferreira,    Diretor da CESAN [representando todas as instituições que compõem o Conselho Municipal de Saúde de Barra de São Francisco – ES, João Pires da Fonseca,  Palestrante  Antônio Carlos Sales Batista,  Diretor do Hospital Estadual Dr. Alceu Melgaço Filho [em Barra de São Francisco], Gustavo Lacerda e  Rafael da Saúde, vereador em Barra de São Francisco-ES.

O Conselho

O órgão é composto por 40 integrantes (20 titulares e 20 suplentes), sendo 50% de usuários do Sistema único de Saúde (SUS), 25% de profissionais da área da saúde e 25% de gestores e prestadores de serviços ao SUS. De acordo com a paridade estabelecida pela Lei Municipal de nº 082 de 1997, o mandado deve encerrar em agosto de 2021.

Vale destacar que o Conselho Municipal de Saúde é um órgão colegiado com caráter permanente e função deliberativa, que tem como objetivo atuar na formulação de estratégias e no controle da execução das políticas públicas de saúde do município.

O Prefeito Alencar Marim  abriu os trabalhos na manhã desta quinta feira, (22),  reiterando os agradecimentos pela participação e a presença de todos.

“Meu desejo é que esse novo conselho seja tão participativo e atuante como foi o da gestão que encerra hoje. A participação do Conselho Municipal de Saúde é fundamental para corrigir falhas e identificar problemas a serem enfrentados na saúde do nosso município. Juntos conseguiremos avançar ainda mais, sem sombra de dúvidas, Disse Alencar”.

O Secretário Municipal de Saúde, Zulagar Dias Ferreira, falou na sequencia  e reafirmou a sua alegria e a  total  segurança  em trabalhar com a fiscalização  do novo  Conselho Municipal de Saúde.

“O Conselho Municipal de Saúde é um instrumento efetivo de participação popular no acompanhamento e fiscalização dos serviços prestados. De modo geral, os conselhos têm o papel importante de fortalecer a participação democrática, e no que diz respeito à saúde, o conselho municipal promove o equilíbrio entre o ente público e a sociedade nas discussões e deliberações das políticas públicas do setor”, disse Zula.

Feliz com o convite para  estar membro do Conselho Municipal de Saúde de Barra de São Francisco, o    jovem  Felipe Ribeiro  Faustino, representante do Grupo Faustino de Comunicações  falou do seu momento no Município.

“Há pouco mais de três anos  chegamos em Barra de São Francisco para fazer um trabalho diferenciado na área  das comunicações, trabalhamos  em ouvir a comunidade e abrir as portas  das rádios   para que os problemas e as ações do Município  fossem  evidenciadas buscando melhoras,  nossa  empresa abraçou Barra de São Francisco com muito carinho e dedicação, estamos envolvidos com  todos os segmentos da sociedade, neste mês  fomos agraciados com o Título de Cidadão Honorário   no qual ficamos muito felizes,  agora fomos convidados para exercer uma função de suma e fundamental  importância   na  área da saúde , entendo que  temos de trabalhar pelo Município e estou disposto a contribuir  me dedicando ainda mais e a cada dia  para o crescimento e o bem estar da população francisquense,  me sinto honrado em participar  como  membro  do conselho, estamos chegando para somar”, resumiu Filipe.