Prefeitos participam de apresentação do Projeto Barraginhas; saiba mais

O Prefeito de Barra de São Francisco, Alencar Marim e prefeitos de cidades vizinhas participaram de uma reunião do Cim-Noroeste na manhã desta quinta-feira, 25 de junho, em Águia Branca.

Durante o encontro, que reuniu outras lideranças municipais, foram apreciados assuntos relacionados ao orçamento do Cim-Noroeste para 2020. Na ocasião, com a presença do Secretário de Estado de Meio Ambiente, Fabricio Hérick Machado, foi apresentado o “Projeto Barraginhas da Embrapa em microbacias no Estado do Espírito Santo”.

O PROJETO

O projeto tem como objetivo permitir que o produtor rural tenha acesso à tecnologia que permite a construção de pequenas bacias para captação da água oriunda de torrentes pluviais. Dessa forma, a água da chuva infiltra o terreno e reabastece o lençol freático.

RECUPERAÇÃO HÍDRICA

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fabricio Machado, enalteceu o propósito e os resultados de recuperação hídrica e ambiental do Projeto Barraginhas. “Precisamos não apenas reconhecer o impacto desse estudo chancelado pelos técnicos da Embrapa, mas também ampliar o projeto para que mais municípios possam aderir e se beneficiar”.

O secretário também reforçou junto aos gestores a necessidade de os municípios presentes finalizarem seus processos internos para a municipalização do licenciamento ambiental. Tal compromisso tem prazo final, definido por Resolução do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema), para 31 de dezembro deste ano.

O Consórcio Intermunicipal tem como objetivo buscar fortalecimento e lutar por melhorias para a região em diversas áreas. A intenção da Seama é fazer com que o Barraginhas seja mais um braço de ação para o fortalecimento dos produtores rurais de base familiar, levando tecnologia e distribuindo conhecimento.

O Consórcio Intermunicipal da Região Noroeste é formado pelos municípios de Água Doce do Norte, Águia Branca, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Colatina, Ecoporanga, Governador Lindenberg, Mantena (MG), Marilândia, Mantenópolis, Pancas, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, Vila Pavão e Vila Valério.

SAIBA MAIS

O Projeto Barraginhas foi criado pelo engenheiro agrônomo Luciano Cordoval na década de 90. As barraginhas disseminadas pelo projeto estão presentes no Distrito Federal e em 12 Estados além do Espírito Santo: Minas Gerais, Piauí, Ceará, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Pará, Sergipe, Bahia.

Com informações da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.