Francisquense Ramon Lima se forma na Academia de Polícia nos Estados Unidos

Nascido em Barra de São Francisco, Ramon de Almeida Lima segue fazendo história nos Estados Unidos. No final de 2018, o SiteBarra publicou a história desse francisquense que el foi nomeado policial. Veja aqui.

A graduação de Ramon Lima na Academia de Polícia aconteceu no dia 26 de junho de 2019. A cerimônia foi no Theater Palace, na cidade de Waterbury, no estado de Connecticut.

Além de Ramon, outros 47 policiais da mesma classe foram graduados. Nos seis meses que ficaram como internos, os policiais ficavam lá de segunda a sexta. Sexta no final do dia voltavam pra casa.

Nesta graduação, os policiais estudam Código Penal, Direito Constitucional, investigação de crimes, investigação de acidentes, Leis de trânsito, treinamento tático, atendimento médico de emergência, reconhecimento de drogas, resgate, curso operacional de veículos de emergência, treinamento físico, e outras muitas áreas.

Aos 33 anos de idade, Ramon Lima, que é natural de Barra de São Francisco, foi nomeado policial de Cromwell.

O pai de Ramon, Nivaldo Carneiro Lima, também era um policial em Barra de São Francisco, mas foi assassinado quando voltava para casa depois de completar um turno. Ele tinha sido destacado para trabalhar em Vila Poranga / Barra de São Francisco, quando crime aconteceu. Esse ato brutal colocou em movimento a série de eventos que levaram Ramon se mudar para os Estados Unidos em busca de uma boa educação e uma chance de ter uma vida melhor.

Veja abaixo mais sobre a história de Ramon Lima

Ele tinha 7 anos quando seu pai foi assassinado e a mãe, Sônia de Almeida Lima, criou Ramon sozinha. Ele foi para os Estados Unidos aos 17 anos de idade. Sua mãe, que é irmã do ex-vereador Auribes José de Almeida, mora hoje em Água Doce do Norte.

Foto: Jeff Mill / Hearst Connecticut Media

Ramon Lima trabalhou para se tornar um cidadão americano, casou-se e tornou-se um instrutor de combate corpo-a-corpo na Academia de Polícia de Nova Jersey. Quando ele e sua esposa decidiram ter um filho, eles embarcaram em uma busca por lugares com bons sistemas de educação para sua filha Emily, agora com 7 meses.