Doação de sangue itinerante: ônibus do Hemoes irá circular em municípios do ES

É incontestável que a doação de sangue é importantíssima para salvar vidas. Quando coletado, o sangue é separado em hemoglobina, plaquetas e hemácias, e pode salvar até três vidas. A doação é rápida, não deixa o indivíduo fraco e são retirados apenas 450 ml de sangue.

O mês de julho será de agenda cheia e de pé na estrada para o Ônibus de Coleta Externa do Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes). A unidade móvel passará pelos municípios de Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins, Iúna, Vitória e Laranja da Terra, realizando a coleta de sangue e cadastro para doação de medula óssea.

A primeira parada será na quarta-feira (3), na região serrana do estado, em Venda Nova do Imigrante. A coleta acontecerá das 7h30 às 12h30, no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o Polentão. No sábado (6), será a vez de Domingos Martins. O ônibus ficará na Praça Principal, no centro da cidade, das 7h30 às 12h30.

No próximo dia 17, a unidade móvel estará em Iúna, na Praça do Ginásio, das 7h às 12h. No dia 24, será a vez da capital Vitória receber o ônibus, na sede da EDP Escelsa. Para finalizar o mês, no dia 30, das 7h30 às 12h30, a coleta acontecerá no Pátio da Igreja Católica Matriz, no centro, em Laranja da Terra.

Porque é de extrema importância doar sangue?

Para determinados casos clínicos não há medicação que tenha eficácia no tratamento substitutivo, somente os componentes sanguíneos. Em outras palavras, se os pacientes que possuem essa necessidade não receberem transfusão de sangue, ficarão sem tratamento adequado, tornando-se suscetíveis a todo tipo de dano, inclusive o óbito. O sangue é uma produção corpórea que, por força de legislação, não pode ser negociado em qualquer hipótese. Portanto, a doação é um ato de solidariedade e amor que salva vidas.

Quais as principais recomendações que são feitas para as pessoas que desejam se tornarem doadoras?

Ter entre 16 e 69 anos. Além disso, é necessário ter acima de 50 quilos, estar bem de saúde, ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior a doação, evitar ingerir alimentos com alto teor de gordura, (principalmente derivados do leite), não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 nem fazer uso de drogas ilícitas, ter documento com foto no momento da doação e muito altruísmo.

Programação da unidade móvel do Hemoes

03/07 (quarta-feira)
Horário: 7h30 às 12h30
Local: Centro de Eventos Padre Cleto Caliman (Polentão)

06/07 (sábado)
Horário: 7h30 às 12h30
Local: Praça Principal, Centro – Domingos Martins.

17/07 (quarta-feira)
Horário: 7h às 12h
Local: Praça do Ginásio – Rua Antides Faria, Centro – Iúna.

24/07 (quarta-feira)
Horário: 8h30 às 13h30
Local: Rua Florentino Faller, 80. Enseada do Suá – Vitória.

30/07 (terça-feira)
Horário: 7h30 às 12h30
Local: Pátio da Igreja Católica Matriz – Av. Luiz Obermuller Filho, 17, Centro – Laranja da Terra.

Ônibus Coleta Externa

Qualquer cidadão pode requerer o ônibus para seu bairro ou município. Para isso, basta encaminhar um e-mail para o setor Coleta Externa (hemoes.coletaexterna@saude.es.gov.br). Após o recebimento da solicitação será realizada uma visita técnica de avaliação e, se favorável, a equipe marcará o dia para a ação. Os pedidos devem ser feitos com antecedência.