Barra de São Francisco sedia 1º encontro da cadeia produtiva do café conilon

A Prefeitura de Barra de São Francisco, através da Secretaria Municipal de Agricultura, juntamente do Governo do Estado, por meio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), provem nesta terça (2) e quarta (3), no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), o 1º Encontro da Cadeia Produtiva do Café Conilon’. Alunos das duas Escolas Família Agrícola e outras empresas parceiras também participam do evento.

De acordo com o Subsecretário Municipal de Agricultura, Douglas Vargas Garcia, o evento é a “inicialização de um projeto piloto rumo ao desenvolvimento econômico sustentável, contando com acompanhamento técnico e técnicas em favor de uma melhor produção de café. Além de ser, também, uma excelente oportunidade para o desenvolvimento de um organograma que irá contribuir com os agricultores locais, possibilitando aos mesmos produzir mais com menos”.

O prefeito Alencar Marim saudou aos presentes e destacou o grande valor da realização de seminários como esse para a agricultura do município. Na oportunidade, ainda falou da importância de o produtor conseguir diversificar em sua produção, e lembrou que grandes oportunidades podem surgir em períodos de crise.

Neste primeiro dia de evento, a programação ficou da seguinte forma: 8h:30 recepção, inscrição dos participantes e café com prosa; 9h abertura, agradecimentos, acordos e composição da mesa; 9h:30 1º palestra com o tema – ‘Aumento da Produtividade Cafeeira, Implantação e Manejo de Lavouras’, ministrada por Paulo Sérgio Volpi / pesquisador do Incaper; 10h:30 mesa redonda; 11h momento empresarial. Após pausa para o almoço, os trabalhos serão retomados as 13h:40 com a palestra ‘Poda Programada de Ciclo’, na responsabilidade de Welington Braida Marre / externsionista do Incaper; 14h:20 mesa redonda; 14h:50 palestra com a temática: ‘Tecnologias de Conservação de Água e Solo’, ministrada pelo engenheiro agrônomo Elio José dos Santos; 15h:30 mesa redonda, e as 16h momento de negócios e visitas aos estandes.

Amanhã, quarta (3) – segundo e último dia do evento, as 8h tem recepção e café com prosa; 8h:25 acordos e agradecimentos; 8h:30 palestra com o tema: ‘Qualidade do Café Conilon, Classificação para Tipo e Bebida’, sob ministração do extensionista do Incaper, João Luiz Perini; 9h:10 mesa redonda; 9h:40 momento empresarial; 10h:20 o secretário executivo do Centro do Comércio de Café de Vitória (CCCV), Sandro Rodrigues, traz a palestra ‘Mercado do Café’; 11h intervalo, momento de negócios e visita aos estandes; 13h Maria Aparecida da Silva, que é economista doméstica do Centro Estadual Integrado de Educação Rural de águia Branca, apresenta a palestra intitulada ‘Culinária do Café’; 13h:40 mesa redonda; 14h mais uma palestra: ‘Degustação de Café’, ministrada pelo pesquisador do Incaper, José Altino Machado Filho; 15h:30 mesa redonda, e as 16h acontece o encerramento e a entrega dos certificados de participação.

Vale informar que, segundo o subsecretário da pasta municipal de agricultura, não há restrições para quem, por motivos de força maior, não puder participar deste primeiro dia de encontro e desejar participar do segundo e último dia de seminário.

Apoiam essa iniciativa o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) – Campus de Barra de São Francisco, Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF) e ASAF.