11º BPM de Barra de São Francisco completa 17 anos nesta terça (9)

Através de decreto 1049-R, de 02 de julho de 2002, e Instalada em 09/07/2002, o 11º BPM da Policia Militar de Barra de São Francisco, estará completando 17 anos, de instalação nesta terça feira, 09/07/2019. O governador a época era José Inácio Ferreira.

O primeiro comandante do 11º BPM, foi o major PM Paulo César Vieira, hoje coronel aposentado. Vale lembrar, que antes mesmo de se criar o batalhão, foi criada a 4ª Companhia Independente e quem assumiu na época foi major PM Ailton Romais, hoje também coronel aposentado.

Entenda como surgiu o 11º BPM

O 11º Batalhão é responsável pela segurança pública não só de Barra de São Francisco, mas também dos municípios de Águia Branca, Água Doce do Norte, Ecoporanga e Mantenópolis, no firme propósito de defender os valores da sociedade do Norte e Noroeste-capixaba.

O então DPM (Destacamento Policial Militar) de Barra de São Francisco funcionava junto à Delegacia de Polícia Civil e era comandado pelos Delegados ou Subdelegados de Polícia quando estes eram militares.

Quando os Delegados e Subdelegados se tornaram civis, os comandantes do DPM eram militares, até 1986, quando se criou o 2º Pelotão da 1ª Companhia do 2º Batalhão de Nova Venécia, transferido para a Rua Maranhão, Centro de Barra de São Francisco.

Assumiu, então, como primeiro comandante da 4ª Cia Independente, o então major PM Ailton Romais, hoje coronel aposentado, sendo seu subcomandante o capitão Alex Voney de Almeida.Em 08 de abril de 1998, a 3ª Cia do 8º Batalhão, através de um decreto do Governador Vítor Buaiz foi transformada na 4ª Companhia Independente da Polícia Militar, com sede em Barra de São Francisco e abrangendo ainda os municípios de Ecoporanga, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alto Rio Novo e Mantenópolis.

Em 02 de julho de 2002, a 4ª Cia Independente, através do decreto 1049-R, do Governador José Inácio Ferreira, foi transformada no 11º Batalhão da Polícia Militar com sede em Barra de São Francisco e abrangendo, ainda, os municípios de Ecoporanga, sede da 2º Cia; Água Doce do Norte, sede do 4º Pel da 1ª Cia; Águia Branca, sede da 1ª Cia e Mantenópolis, sede do 3º Pel da 1ª Cia além do Alto Rio Novo. Assumiu então, como primeiro comandante do 11º BPM o major PM Paulo César Vieira, hoje coronel aposentado.

O penúltimo comandante do 11º batalhão foi o Tenente Coronel Luciano Suave, que havia assumido em março de 2017, porém no dia 27/02/2019, o Tenente Coronel Rômulo Souza Dias assumiu o comando do 11º Batalhão da Polícia Militar em Barra de São Francisco.