11º Batalhão da PM comemora 17 anos em Barra de São Francisco

A Câmara Municipal de Vereadores no ensejo de mais um aniversário de implantação do 11º Batalhão da PM-ES, vem através de seu presidente,vereador Juvenal Calixto Filho, cumprimentar seu Comandante Tenente-Coronel Rômulo Souza Dias e todos os seus comandados bem como parabenizar todas os municípios pertencentes a área de atuação deste importante órgão gerador da segurança pública.

Narra a história de que o DPM (Destacamento Policial Militar) de Barra de São Francisco funcionava junto à Delegacia de Polícia Civil e era comandado pelos Delegados ou Subdelegados de Polícia quando estes eram militares. Quando os Delegados e Subdelegados se tornaram civis, os comandantes do DPM eram militares, até 1986, quando se criou o 2º Pelotão da 1ª Companhia do 2º Batalhão de Nova Venécia, transferido para a Rua Maranhão, Centro de Barra de São Francisco.

Em 8 de abril de 1998, a 3ª Cia do 8º Batalhão, através de um decreto do Governador Vítor Buaiz, foi transformada na 4ª Companhia Independente da Polícia Militar, com sede em Barra de São Francisco e abrangendo ainda os municípios de Ecoporanga, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alto Rio Novo e Mantenópolis. Assumiu, então, como primeiro comandante da 4ª Cia Independente, o então major PM Ailton Romais, sendo seu subcomandante o capitão Alex Voney de Almeida.

Em 02 de julho de 2002, a 4ª Cia Independente, através do decreto 1049-R, do Governador José Inácio, foi transformada no 11º Batalhão da Polícia Militar com sede em Barra de São Francisco e abrangendo, ainda, os municípios de Ecoporanga, sede da 2º Cia; Água Doce do Norte, sede do 4º Pel da 1ª Cia; Águia Branca, sede da 1ª Cia e Mantenópolis, sede do 3º Pelotão da 1ª Cia além do Alto Rio Novo. Assumiu então, como primeiro comandante do 11º BPM o major PM Paulo César Vieira.

Hoje, o Décimo Primeiro Batalhão é responsável pela segurança pública não só de Barra de São Francisco, mas também dos municípios de Águia Branca, Água Doce do Norte, Ecoporanga, Mantenópolis, no firme propósito de defender os valores da sociedade noroeste capixaba.

Programação das comemorações do 17º Aniversário

O 11º Batalhão da Polícia Militar comemora, nesta terça-feira (02), 17 anos de fundação. Com sede em Barra de São Francisco, a Unidade responde ainda pela segurança de mais quatro municípios, sendo eles Água Doce do Norte, Águia Branca, Ecoporanga e Mantenópolis.

Para celebrar esta data tão importante para a região noroeste, o 11º BPM realizará diversas atividades, tanto para o público interno como externo, conforme programação abaixo:

Culto de Ação de Graças

Acontecerá no dia 02/07/2019 (terça-feira), na Igreja Maranata, localizada no bairro Bambé, em Barra de São Francisco, às 19h30min.

Missa de Ação de Graças

Será celebrada na Igreja Matriz, no centro de Barra de São Francisco, às 19h00min do dia 07/07/2019.

Solenidade Militar

A Solenidade Militar se realizará no dia 09/07/2019, às 09h00min, no auditório da Câmara Municipal de Vereadores, localizada no bairro Irmãos Fernandes, em Barra de São Francisco.

Corrida Rústica do 11º BPM

A 3ª Corrida Rústica da Unidade terá concentração na Praça Senador Atílio Vivacqua, no centro do município, a partir das 07h00min, do dia 14/07/2019.

O Comando da Unidade convida a todos para participarem deste momento de festa e agradecimento.