Prefeitura de Barra de São Francisco trabalhando para melhorar os níveis de alfabetização

Com o objetivo de aprimorar as relações de regime de colaboração entre Estado e município, foi idealizado e instituído o ‘Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo’ (PAES), assinado pela Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), em agosto de 2017. O PAES surge com a missão de melhorar os níveis de alfabetização dos discentes do Estado.

Entre as ações propostas pelo programa, está à realização da avaliação da leitura e escrita dos educandos dos 1º (primeiros), 2º (segundos) e 3º (terceiros) anos do ensino fundamental, que acontece em três momentos: Março – avaliação diagnóstica; Junho – avaliação intermediária, e Novembro – avaliação de impacto. Estes três momentos foram colocados em prática em todas as unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino de Barra de São Francisco.

Após a avaliação, que será realizada ao findar de cada etapa, os resultados serão analisados pela equipe pedagógica das escolas e da própria SEMEC, e posteriormente, estes resultados serão disponibilizados pela Secretaria de Estado da Educação (SEDU) em um link, o que possibilitará que a SEMEC desenvolva ações para melhorar o desempenho dos professores e alunos no que diz respeito aos critérios utilizados no processo de alfabetização.

SEMEC inicia a segunda semana de junho/2019 com força total

A segunda semana de junho começou a todo vapor na Secretaria Municipal de Educação (SEMEC). Nesta segunda-feira (10), a secretária responsável pela pasta, Delma do Carmo Ker e Aguiar, convocou todos os diretores e pedagogos da rede para um realinhamento das ações e formações que estão em execução. O objetivo deste encontro é reforçar o foco de conquistar melhorias significativas na qualidade da educação gerida pela municipalidade.

De acordo com a secretária, o encontro aconteceu no período da manhã e deu seguimento às ações de fortalecimento no que diz respeito à formação dos gestores e professores.

Estudos e elaboração do currículo municipal fizeram parte do cronograma de atividades, incluindo o cumprimento da educação inclusiva e o preparo da rede para a realização das avaliações internas e externas.