Médico diz que Richarlison, com caxumba, ainda pode retornar

"Até agora nenhum outro jogador do Brasil apresentou sintomas de caxumba", diz coordenador médico da Copa América

Por Alexandre Lozetti e Raphael Zarko — Porto Alegre (RS)

Coordenador médico geral da Copa América, Jorge Pagura, soube no horário do almoço do caso de caxumba de Richarlison. Os exames com a confirmação da doença viral chegaram pela manhã à comissão médica da seleção brasileira. Ele está fora da partida, mas ainda tem alguma chance de se integrar ao grupo caso o Brasil avance para as semifinais e final do torneio.

Pagura, que é neurocirurgião e também presidente da Comissão de Médicos da CBF, comunicou às autoridades – Vigilância Sanitária e Ministério da Saúde – sobre o caso de caxumba na Seleção.

– Nenhum outro jogador apresentou qualquer sintoma até agora. Foi o que me passaram até uma hora atrás – disse Jorge Pagura ao GloboEsporte.com.

As glândulas de caxumba apareceram no pescoço de Richarlison, que seguiu em treinamento com a seleção brasileira até esta quarta-feira. A doença se pega por contato, gotícula, saliva, em quadro viral semelhante ao de gripe.

Jorge Pagura, coordenador médico da Copa América, lembra que a maioria dos atletas é vacinado contra a caxumbaCMNF — Foto: Rafael Ribeiro / CBF

Jorge Pagura, coordenador médico da Copa América, lembra que a maioria dos atletas é vacinado contra a caxumbaCMNF — Foto: Rafael Ribeiro / CBF

Confira a entrevista com o coordenador médico da Copa América:

GloboEsporte.com: Qual o prazo inicial de isolamento do Richarlison?

Jorge Pagura: Não sou especialista da área de moléstia infecciosa, mas o prazo é de cinco a sete dias do começo dos sintomas. Falei com Rodrigo (Lasmar, médico da seleção brasileira) e apareceram glândulas faz uns dois dias. Mas ele estava muito bem, segundo o Rodrigo. Hoje de manhã, às 11h, chegaram os exames específicos. Ele fez ontem os exames e se confirmou. Os outros exames estavam todos baixos, normais, mas aí chegou a sorologia confirmando.

Como será feita a vacinação nos outros atletas?

A vacina é normal, pode ser no hotel mesmo. Não tem problema nenhum. Só uma injeçãozinha mesmo. Vamos torcer para que nenhum outro atleta apresente algo. Mas a maioria deles já é vacinada. Foi vacinada na última Copa América até. Se não fosse isso poderiam pegar quatro, cinco, seis jogadores. Acho pouco provável que isso aconteça porque a maioria deles já é vacinada. Mas aproveita para fazer reforço.

Ele fica isolado nesse período?

Ele foi encaminhado para infectologista há dois dias, que iniciou a investigação. Mas estava bem, tanto que treinou normalmente. Agora ele já está em isolamento, faz as refeições isoladas. Os quartos são individuais.

Não está fora da seleção nesta Copa América?

Não. Começaram os sintomas há dois dias. Em cinco dias deve ser avaliado. Não está cortado da seleção brasileira. Está cortado do jogo.

Comunicado da CBF

“O atacante Richarlison não será relacionado para o jogo desta quinta-feira (27) contra o Paraguai na Arena Grêmio. O jogador foi diagnosticado com um quadro de caxumba.

O tratamento requer repouso absoluto, medicação e isolamento do grupo por conta do risco de transmissão da doença. Richarlison está em seu quarto e recebe atenção dedicada do departamento médico da Seleção Brasileira.

Por recomendação médica, a delegação da Seleção Brasileira será vacinada após o jogo.”