Valorizando a cultura: mostra polonesa em Águia Branca terá filmes e exposição fotográfica

A Associação Polonesa de Águia Branca, realiza nos dias 14, 15 e 16 de maio, uma Mostra Polonesa, que promoverá uma Exposição Fotográfica e Exibições de Filmes produzidos em Águia Branca e filmes do cinema polonês.

O evento tem a finalidade de preservar e valorizar a cultura polonesa no município de Águia Branca. Oportunizando ao público, o diálogo com a riqueza que há na memória retratada por imagens que contam e preservam a história da nação polonesa e dos imigrantes poloneses que formaram ao município de Águia Branca.

A Exposição Fotográfica, reúne importantes registros que compõem ao acervo do Museu Polonês de Águia Branca. E as exibições de filmes, irão apresentar a filmes que foram realizados em Águia Branca, e a filmes da Polônia. A programação dos filmes, contou com a colaboração do Cineclube Eco Social, que irá produzir as exibições, e com o apoio e orientação, da Federação Polonesa de Cineclubes.

A mostra irá se alternar por diferentes espaços locais, iniciando no dia 14 de maio, na EMEF Pe. Sergio Banzza. No dia 15 de maio, na EEEFM Professora Ana Maria Carletti Quiuqui. E encerrando a circulação, no dia 16 de maio, a partir das 19h:30min, no palco da Praça do Imigrante.

O município de Águia Branca, situado a 220 km da capital do Espírito Santo, Vitória, foi colonizado por imigrantes poloneses, em grande parte, vindos de Varsóvia – Polônia.

Registra-se no ano de 1925, a presença dos primeiros desbravadores poloneses no noroeste do Espírito Santo, sendo a Região colonizada por volta de 1929.

Famílias polonesas desembarcaram no Brasil, e criaram a um pequeno vilarejo no Estado do Espírito Santo. Nascia naquele ano Águia Branca.

Ainda assim, os poloneses que começaram a chegar ao Espírito Santo enfrentaram todos os desafios que esse novo mundo lhes oferecia. Homens, mulheres e crianças de pele branca e delicada, olhos azuis e cabeças louras, atormentados pela devastação do seu país de origem pela Primeira Guerra Mundial, foram os heróis anônimos de uma singular epopeia que teve como palco a região de Águia Branca, com a sua natureza exuberante e pontilhada de montanhas de granito.

Décadas depois, no ano de 1975, foi criada a Associação Polonesa de Águia Branca, com a finalidade de preservar as memórias e tradições da cultura polonesa, e com o objetivo de valorizar e transmitir as futuras gerações, a história da imigração polonesa em Águia Branca.

Em 2006, foi criado o Centro de Cultura Polonesa de Águia Branca (Polski Osrodek Kaultury Orla Bialego), abrigando a sede da associação, ao Museu Polonês e a Biblioteca Pe. Luiz Roncador. Além de abrigar uma ampla variedade de itens que fazem parte da memória e história da imigração polonesa em Águia Branca.

Atualmente, a Casa Polonesa, como é conhecido ao Centro de Cultura Polonesa, é um dos poucos equipamentos culturais da região noroeste, e o principal equipamento cultural do município de Águia Branca.

A Mostra Polonesa, realizada pela Associação Polonesa, conta com recursos da Secretaria de Estado da Cultura e do Governo do Estado do Espírito Santo, e com apoio local em seu desenvolvimento, do Cineclube Eco Social que realizará as apresentações de filmes, e das escolas EMEF Pe. Sergio Banzza e EEEFM Professora Ana Maria Carletti Quiuqui que recebem as atividades da Mostra, oportunizando aos alunos e alunas, se aprofundarem na história e cultura do município de Águia Branca.

Segundo o Presidente da Associação Polonesa de Águia Branca, Victor Hugo Oliveira Fedeszen, “a realização do evento é uma importante ação de preservação e difusão da cultura polonesa, valorizando as identidades e memórias dos imigrantes poloneses no município. Além de oportunizar através das apresentações, ricos momentos de educação social e cidadã, para o público participante”.

Programação da Mostra Polonesa:

14 de maio

EMEF Padre Sérgio Banzza

Período Matutino e Vespertino

  • – Exposição Fotográfica e Exibição de Filmes.

15 de maio

EEEFM Ana Maria Carletti Quiuqui

Período Matutino e Vespertino

  • – Exposição Fotográfica e Exibição de Filmes

16 de maio

Praça do Imigrante – Centro

  • 19h:00min às 21h30min – Exposição Fotográfica e Exibição de Filmes