Tanico Sapateiro será homenageado pela Câmara Municipal de Barra de São Francisco

Um dos mais antigos prestadores de serviços no comércio de Barra de São Francisco, o consertador de calçados, bolsas, acessórios femininos e esportivos, Otoniel de Paula, ou como é mais conhecido “Tanico Sapateiro”, deverá ser homenageado pela Câmara Municipal de Vereadores.

O proponente da homenagem é o vereador Huander Cleydi Cardoso de Souza (Boff) (PSB), que apresentou uma indicação para que Tanico venha a ser agraciado com o “Título de Cidadania Francisquense”, através do projeto de lei 0882/2019, cuja aprovação aconteceu na sessão ordinária desta segunda-feira dia 29, alcançando a unanimidade dos votos.

O homenageado

Otoniel de Paula – Tanico Sapateiro nasceu na cidade de Aimorés-MG, em 04 de outubro de 1939. Em 1946 sua família veio da cidade mineira para Barra de São Francisco onde o pequeno, mas talentoso menino, se mostrava um exímio artesão em solados e couros, utilizados em calçados, bolsas e outros acessórios.

Sua atividade na época chamava a atenção dos esportistas, principalmente os amantes do futebol, e inúmeras foram as bolas levadas até ele para serem restauradas, costuradas a mão e com o mesmo zelo e perfeição, também as chuteiras dos atletas.

Não demorou para que logo ganhasse o respeito da sociedade e formasse uma ampla e fiel clientela. Em 1967, reuniu um grupo e fundou o Botafogo Futebol Clube. Uma década depois, em 1977 fundava também o Vasco (Vasquinho Futebol Clube), cujas equipes passaram diversos nomes importantes do futebol amador do município e região.

Pessoa humilde e trabalhador, exerce a profissão já a 72 anos e ainda continua em atividade. Casado com Iracy Cortes de Paula, com quem teve os filhos: Luiz Carlos, Wilson, Jeanen Rondelle, Rogério Augusto, Charles, Sandro Sérgio e Dulcinéia Cortes de Paula.

Amado pelos filhos não menos pelos netos que somam até o presente momento 13, sendo eles: Lais Batista de Paula, Luiza Cortes Batista de Paula, Kerley Barros de Paula, Débora Barros de Paula, Mateus Cortes de Paula e Souza, Livia Cortes de Paula e Souza, Bruno Capetine de Paula, Junior Capetine de Paula, Bárbara Jade Cortes de Paula Dirceu, Gabriel Augusto Cortes de Paula Dirceu, Guilherme Augusto de Souza Paula, Gustavo Augusto de Souza Paula e Estevão Augusto de Souza Paula.

Abaixo, o alvará original de funcionamento do Vasquinho, criado por Tanico, cuja entidade esportiva ele presidiu por muitos anos.

Por: Carlos Madureira Assessoria de Imprensa CMBSF