Mais de 200 oficinas e cursos gratuitos são ofertados pelo Sebrae no Espírito Santo durante a 11ª Semana do Microempreendedor Individual (MEI), que acontece desta segunda-feira (13) até o dia 24. No estado, já são mais de 200 mil profissionais atuando nesta categoria.

Os cursos são oferecidos em 61 municípios do estado. A ideia é garantir qualificação a mais de seis mil microempreendedores individuais ou profissionais liberais que ainda não se formalizaram.

Cursos e oficinas são oferecidos durante a Semana do MEI, no Espírito Santo — Foto: Reprodução/ TV Gazeta

Cursos e oficinas são oferecidos durante a Semana do MEI, no Espírito Santo

O cabeleireiro e maquiador Henrique Duarte já trabalha na área de beleza e aproveitou a programação para aperfeiçoar as técnicas de penteados. Mesmo experiente na área, ele sabe que em um mercado tão competitivo todo o curso é bem vindo.

“É muito importante para o microempreendedor ampliar, conhecer a área, as novidades. Todo dia é uma novidade, uma coisa diferente, então é muito importante que a gente coloque isso em prática, cresça e aí passe esse processo de evolução profissional”, disse.

Também são realizadas oficinas de capacitação em gestão, para que o microempreendedor aprenda a parte burocrática do negócio.

“Aqui nós vamos ter uma pessoa do INSS para dar apoio, uma pessoa da Receita Federal que vai dar todos os esclarecimento tributários. São detalhes importantíssimos que todo MEI ou pessoa que pretende empreender precisa saber”, disse a analista do Sebrae, Renata Braga.

A manicure e depiladora Tatiane Nascimento Rosa abriu fez o cadastro como MEI há um ano. Atualmente, ela trabalha prestando serviço, mas tem o sonho de ter o próprio salão e sabe que precisa se preparar para isso.

“Eu quero crescer e, se um dia for possível, abrir meu próprio negócio. O conhecimento vai me levar a isso”, disse.

A programação completa com os cursos pode ser encontrada no site do Sebrae.

Espírito Santo já tem mais de 200 mil microempreendedores individuais  — Foto: Reprodução/ TV Gazeta

Espírito Santo já tem mais de 200 mil microempreendedores individuais