Em clima de união e paz, escolas comemoram o Dia da Família na Escola

Quadra da Escola Viva de Barra de São Francisco

A sexta-feira (12) foi marcada pela reunião entre as famílias e alunos nas escolas da Rede Estadual. Todas as escolas da rede realizaram uma programação diferenciada para o Dia da Família na Escola.

Na Escola Major Alfredo Rabaioli, em Vitória, o que tornou o momento ainda mais carinhoso foi o “Abraço da Hora”, atrativo diferente que teve como objetivo promover, por meio do abraço, sentimentos de paz e união. Assim como na escola em Vitória, as mais de 400 escolas estaduais também promoveram o abraço coletivo.

Na Escola Major Alfredo, além do abraço com as famílias, os alunos também promoveram o abraço coletivo no pátio da escola. Também fizeram parte desta manhã diferente, apresentação musical com violinos, encenação teatral sobre conscientização contra o bullying e teve até aferição de pressão com equipe de profissionais da Saúde.

O secretário de Educação, Vitor de Angelo, e a subsecretária de Educação Básica e Profissional, Ângela Cavati, prestigiaram a programação. O secretario reforçou a importância da presença das famílias na escola e nos mais diversos contextos durante a vida destes jovens.

“Creio que para muitos pais estarem presentes na escola em uma manhã de sexta-feira é um esforço. Por isso, em nome da Secretaria de Estado da Educação eu gostaria de agradecer a todos e dizer que as famílias são importantes para promover essa rede de respeito”, disse.

Na Escola Agenor de Souza Le, em Vila Velha, Lourdes Amaral acompanhou as atividades junto da neta. “Sempre participo das atividades na escola, em reuniões e em dias como hoje, eu sempre estou presente”, disse.

Comemorações

A Escola Marinete de Souza Lira, da Serra, realizou uma grande preparação para o dia especial. Uma das programações foi uma mostra de fotografias, em que foram expostas fotos de momentos de atividades desenvolvidas pelos alunos. Jogos, apresentação musical e limpeza de pele também entraram na programação, que movimentou toda comunidade escolar, pais e responsáveis dos estudantes.

Já na Escola Ilda Ferreira Fonseca Martins, em São Gabriel da Palha, todos puderam se deliciar com um café da manhã. As Escolas Olavo Rodrigues da Costa, de Ibitirama, e Elvira Barros, de Afonso Cláudio, produziram vídeos das comemorações.

“Quando a família participa ativamente da vida de seus filhos e se engajam, inclusive, no cotidiano escolar da criança ou jovem, a tendência é que os alunos se dediquem e se esforcem mais, por se sentirem amados e apoiados”, relatou a professora de Ciências Fernanda Raquel Bulian Gasparini, da Escola Ilda Ferreira.

As comemorações de muitas outras escolas podem ser conferidas nas redes sociais da Sedu.

Texto: Geiza Ardiçon e Soraia Camata