Vai viajar no Carnaval? Deixe a casa limpa e evite focos do Aedes Aegypti

O Carnaval está chegando e muita gente pretende aproveitar o feriadão para curtir os dias de folia longe de casa. Porém, quem vai viajar e deixar a casa fechada, não deve dar oportunidade para o Aedes Aegypti se reproduzir.

Algumas medidas simples podem ser adotadas para manter a residência protegida contra o mosquito, como tampar o vaso sanitário ou colocar cloro na água, vedar ralos, substituir a água dos pratinhos de plantas por areia.

Também é importante tampar bem a caixa d’água, cobrir grandes reservatórios de água como piscinas, e manter o quintal sem objetos que possam acumular água em caso de chuva como garrafas pet, latas, pneus, tampinhas, entre outros. Fazer a manutenção das calhas também é uma ação bem vida para manter um bom escoamento da água.

O calor e as chuvas previstas para todo Espírito Santo durante os dias de folia são combinações propícias para o aumento no número de criadouros das larvas dos mosquitos.

 

Acesse aqui o 8º Boletim da Dengue.

 

Acesse aqui o 8º Boletim da Zika.

 

Acesse aqui o 8º Boletim da Chikungunya.

 

Já aqueles que irão curtir a folia no interior ou em outro estado e vão alugar alguma residência para passar esses dias, todos os cuidados também são essenciais quando chegar na casa, durante o período de permanência nela e na hora de ir embora.

Lembre-se, a dica é: Nunca deixe água acumulada. A dengue é uma doença grave, e que pode levar à morte, no caso da dengue hemorrágica. Fazendo sua parte podemos acabar com o mosquito.