Polícia Civil e Polícia Militar se reúnem para discutir Segurança Pública em Barra de São Francisco e região

Nesta segunda-feira (11), aconteceu no auditório do 11º BPM, a segunda reunião da Área Integrada de Segurança Pública (AISP) do ano de 2019.

Na ocasião, foi apresentado um comparativo entre os dois primeiros meses de 2019 com o mesmo período do ano anterior. As estatísticas mostram uma redução de 50% no número de homicídios, de 12% na tentativa de homicídios, de 12% em roubo a pessoa em via pública e de 5% nos crimes contra o patrimônio em toda a área do 11º BPM.

O tenente-coronel Rômulo destacou que o 11º BPM possui extensa área de fronteira, o que favorece a ação criminosa denominada “Novo Cangaço”, ressaltando a importância de se estreitar os laços com o comando da PMMG e com a inteligência da Polícia Civil com o fito de coibir, reprimir e afastar condutas e ações dessa natureza na área da Unidade.

Também foi abordada a preocupação do Comandante com o elevado número de ocorrências de natureza doméstica, se comprometendo a intensificar os trabalhos da Patrulha Maria da Penha através das Visitas Tranquilizadoras e Revisitas às vítimas de violência doméstica.

Dialogaram ainda sobre a falta de maquinário logístico para recolhimento de veículos que estão em desacordo com as leis de trânsito, fato este, que tem atrapalhado rotineiramente o serviço operacional. Além disso, enfatizaram o risco constante à segurança e à integridade física tanto dos transeuntes como dos próprios agentes de segurança pública gerada pela falta de pátio e guincho na região, o que proporciona a sociedade uma sensação de impunidade a esses condutores, uma vez que, em âmbito administrativo, não há muita alternativa coercitiva a se tomar, tanto para a Polícia Militar como para a Polícia Civil.

Participaram da reunião o Comandante da Unidade, Ten Cel Rômulo Souza Dias, o Subcomandante Major Jefson Coelho Correia, o Major chefe da 4ª Seção Manoel Gambarti Junior e demais oficiais. O delegado Titular da 14ª Regional de Barra de São Francisco, Dr. Juliano Batista Fernandes e o delegado Dr. Daniel Nogueira também participaram da reunião.

O comandante do 11º BPM, Ten Cel Rômulo Souza Dias, que recentemente assumiu o comando do Batalhão, disse que está havendo maior número de abordagens e operações nos morros, fronteiras e em locais de maior incidência de delitos em toda a área da Unidade, com intuito de promover maior sensação de segurança, ordem e paz pública. Destacou ainda que para essas ações surtirem efeitos e resultados positivos no que tange a pasta da segurança pública é indispensável a atuação em conjunto e a boa relação entre ambas forças componentes de segurança pública.