O leopardo Neofelis nebulosa brachyura, mais conhecido como Leopardo Nebuloso de Formosa, foi declarado extinto em 2013, após ter sido visto pela última vez em 1983. Entretanto, o animal foi visto recentemente em Taiwan, reforçando a tese de pesquisadores locais que estavam relutantes em declará-lo extinto, em razão de relatos que surgiam ocasionalmente de pessoas que diziam tê-lo visto.

Segundo informações do Taiwan News, patrulheiros vigiam a área de Li’uljaw à procura do leopardo desde o ano passado. Um grupo de pessoas relatou ter visto o animal caçando cabras, enquanto um outro grupo teria visto o leopardo logo antes de ele subir em uma árvore. Os relatos são de que o animal foi avistado no ano passado.

Entre 1990 e 1993, 16 mil imagens de animais carnívoros de Taiwan foram analisadas e o leopardo não estava entre eles. Mais tarde, um estudo de 12 anos, concluído em 2013,  também não obteve registros do animal. Assim foi declarada a sua extinção.

O professor Liu Chiung-hsi, do departamento de vida e ciência da Universidade Nacional de Taitung, disse ao Focus Taiwan News que acredita que o animal ainda exista. Ele acredita que o Leopardo Nebuloso da Formosa ficou tanto tempo sem ser visto por ser um animal vigilante e não poder ser facilmente capturado por humanos.