Internautas podem escolher o nome das 5 luas de Júpiter. Veja como ajudar!

Astrônomos descobriram 12 novas luas na órbita de Júpiter em julho do ano passado. No total, o maior planeta do Sistema Solar tem 79 luas ao redor. Os cientistas agora estão pedindo ajuda para decidir a nomear 5 luas, mas existem algumas regras para participar com uma sugestão.

Quem quiser enviar nomes precisa estudar um pouco sobre a mitologia grega e romana antes de faze arriscar qualquer palpite. Obrigatoriamente, os nomes das cinco luas de Júpiter precisam ser de descendentes ou amantes do deus principal do Panteão, Zeus/Júpiter.

Além disso, a direção em que a lua está orbitando o planeta também interfere na escolha. Duas seguem o mesmo sentido da rotação de Júpiter e, por isso, os nomes devem terminar com a letra “a”. As outras três estão na direção oposta e devem receber nomes que terminem com a letra “e”.

Os novos nomes também não podem ser parecidos com os nomes das demais 74 luas que já receberam um nome. Outra regra é que a sugestão não pode ofender nenhuma cultura, caso contrário, será descartada pelos cientistas

Se os nomes escolhidos estiverem de acordo com todas essas regras, basta enviar um tweet para @JupiterLunacy com a hashtag #NomeJupitersMoons. O prazo vai até 15 de abril e os cincos escolhidos serão anunciados pela União Astronômica Internacional.