Everest: empresários se preparam para 1ª expedição capixaba a maior montanha do mundo

Três empresários do Espírito Santo partem, no próximo dia 28 de março, de Vitória com destino ao país asiático Nepal. Juarez Gustavo Soares, Guiliano Martins e Cesar Saade vão fazer a primeira expedição genuinamente capixaba rumo ao pico do Everest. A aventura vai durar dois meses.

A montanha mais alta do planeta, com cume de 8.848 metros de altitude, fica situada na cordilheira dos Himalaias, na divisa do Tibete, na China, e do Nepal. O Everest é considerado o maior desafio para escaladores.

O trio conta que é praticante de escaladas há muitos anos. A ideia de escalar a montanha mais alta e mais perigosa do mundo partiu de Juarez Soares.

Tenho uma paixão de anos por montanhas e já subi em vários lugares do mundo. Desenvolvo um projeto de montanha clássico que se chama “Seven Summit”, que consiste em escalar os sete cumes mais altos de casa continente, sendo que seis deles eu já escalei. O Everest, então, é quase um destino natural”, detalhou o empresário de 48 anos.

Veja o trajeto dos empresários capixabas que subirão o Everest, no ES — Foto: Arte/ TV Gazeta
Veja o trajeto dos empresários capixabas que subirão o Everest, no ES — Foto: Arte/ TV Gazeta

Convite

Para esse desafio, ele convidou outros dois amigos também adeptos do montanhismo.

Dizem que doido encontra outro facilmente. O Juarez foi com um amigo visitar um projeto de um escritório nosso e viu um elemento de provas de enduro. Começamos a falar de montanhas, eu vivo correndo, faço ultramaratonas há 15 anos e a cada dia fica mais difícil encontrar os caras que topam”, contou Giuliano, de 44 anos.

A partir desse primeiro encontro, os dois começaram a treinar juntos e competiram provas pelo Brasil.

Já Cesar conta que a aceitação do convite foi imediata. Vendo a caminhada como um desafio interno pessoal. “Nada menos que chegar no topo do mundo. É um desafio que a gente encarou com disposição”.

Trio de empresários vai escalar Everest, no Nepal  — Foto: Reprodução/ TV Gazeta
Trio de empresários vai escalar Everest, no Nepal — Foto: Reprodução/ TV Gazeta

Desafio

O frio que pode chegar a temperatura de -40 ºC promete ser o maior desafio dos amigos. Sem condições climáticas semelhantes no Brasil, a preparação dos empresários foi musculação e subida no Mestre Álvaro e pico da Bandeira, a terceira maior montanha brasileira que fica no Espírito Santo.

Idealizador da expedição, Juarez afirma que a questão da altitude é muito impactante para a caminhada.

O Everest é a maior montanha do mundo. Em termo de frio eu já peguei o que a gente deve pegar no Everest, que é de – 40 ºC. Lá tem o Cume da Morte que, acima de 8 mil metros, o organismo já não se recupera mais. Então o risco e o perigo de uma atitude como essa é muito grande”, revela.

Para desbravar a montanha, os amigos contrataram uma expedição. Cesar Saad contou como o trio tem se preparado.

Compramos um bom material e estamos nos preparando com treino funcional, musculação, atividades físicas, subidas em montanhas como o Mestre Álvaro e Pico da Bandeira. Mesmo não conseguindo simular as condições climáticas que encontraremos lá, estaremos preparados”, afirma o empresário que conta com o auxílio da tecnologia para enfrentar o frio.

Empresários investem em equipamentos para enfrentar frio de montanha — Foto: Reprodução/ TV Gazeta
Empresários investem em equipamentos para enfrentar frio de montanha — Foto: Reprodução/ TV Gazeta

Juarez explica ainda que o grupo segue os critérios: resultados e segurança. “Objetivo é o resultado e a segurança. O cume é opcional, voltar vivo é obrigatório. A segurança é primordial, tem risco inerente ao esporte”.