Foto: Romero Mendonça

Os condutores que forem aproveitar este feriado para pegar a estrada, seja para curtir os locais onde há programação de Carnaval, seja para descansarem nesses dias, ou mesmo aqueles que vão se deslocar dentro das cidades devem ficar atentos. Confira as orientações do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) para os cuidados necessários para garantir a própria segurança e a de todos que circulam nas vias nesse período.

Durante a viagem, o condutor do veículo deve sempre obedecer às normas de trânsito, como a sinalização, os limites de velocidade e só ultrapassar em locais permitidos e quando houver condições adequadas. É necessário utilizar os equipamentos de segurança, como cinto e capacete, praticar a direção defensiva e respeitar os outros veículos e pedestres.

Caso vá transportar crianças, os responsáveis devem ter atenção especial durante o passeio. As crianças de até sete anos e meio só podem ser transportadas em cadeiras adequadas a cada faixa etária. Além disso, os pais devem ser exemplo, usando cinto de segurança em qualquer assento do veículo, seja ele de motorista ou passageiro, inclusive, nos bancos de trás.

O diretor-geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, orienta que, enquanto dirige, o motorista deve manter toda a atenção no trânsito. “A preocupação não deve ser só com a multa, mas sim com a segurança de todos os que estão no veículo, que é o mais importante. Dessa forma, ter atenção é essencial e o condutor nunca deve utilizar o celular enquanto estiver ao volante nem ingerir bebida alcoólica para não colocar em risco a sua própria vida e a de todos os que transitam nas vias por onde ele está passando”, afirmou.

Próximo aos locais onde há programação de Carnaval e intensa movimentação de pessoas, a atenção deve ser redobrada. “É importante que o condutor reduza a velocidade ao trafegar por esses locais. E a atenção ao trânsito também vale para o pedestre e para o ciclista”, disse.

Manutenção

Estar com o veículo em bom estado de conservação e em condições adequadas de circulação também é fundamental para evitar contratempos e para que o passeio seja feito em segurança. Antes de seguir viagem, o motorista deve checar a condição de itens como pneus, freios, alinhamento e o sistema elétrico do automóvel.

É importante conferir, ainda, se os itens obrigatórios estão no carro, como macaco, chave de roda e triângulo para sinalização. O pneu sobressalente também deve estar em bom estado de conservação e calibrado.

Os dispositivos de segurança, como cintos, devem estar disponíveis para todos os ocupantes do veículo e não só para os passageiros da frente. E quem vai viajar com crianças deve se lembrar das cadeirinhas infantis.

Documentos

Para dirigir o veículo é necessário que o condutor seja habilitado e esteja com a sua documentação e a do veículo em dia.

É importante conferir se a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está dentro da validade e em situação regular. No site do Detran|ES, é possível fazer a consulta da CNH

https://renach2.es.gov.br/Penalidade/Publico/pub_consulta_pontuacao.aspx

e também verificar pelo registro do condutor se a CNH está suspensa, cassada ou cancelada

https://renach2.es.gov.br/Penalidade/Publico/pub_processos_adms_bloqueados.aspx

Além disso, é preciso ter o documento em mãos ou a versão eletrônica no celular para apresentar em caso de abordagem.

Para trafegar, o veículo também deve estar devidamente licenciado e é importante o condutor manter o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV) vigente dentro do veículo. No site do Detran|ES, o condutor pode verificar o calendário de pagamento do Licenciamento Anual e também do IPVA do carro, que varia conforme o final da placa, e começa a vencer em abril

https://detran.es.gov.br/calendario-vencimento-licenciamento-e-ipva