O advogado francisquense Frederico Sampaio Santana, “Fred”, foi nomeado e tomou posse como como juiz do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Espírito Santo (OAB/ES).

É a primeira vez que um advogado inscrito na 5ª Subseção da OAB-ES, ocupa o respectivo cargo junto ao Conselho Estadual. A notícia foi comemorada por toda a classe.

Fred é advogado, inscrito na OAB/ES sob o nº 12.826, atualmente está com 39 anos de idade, é casado, evangélico, possui uma filha de 04 anos. É Formado em direito pela faculdade UNESC de Colatina, turma de 2002, pós-graduado em Direito Público e em Direito do Trabalho, milita na advocacia desde 2006, contando com 13 anos de experiência.

No passado Fred foi sub-secretário da Secretaria de Administração e Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco/ES, no ano de 2001, à época com 22 anos de idade. No ano seguinte assumiu a pasta de Secretário Municipal de Saúde, onde ficou de 2002 a 2004, quando se elegeu vereador.

Foi vereador de Barra de São Francisco na legislatura 2005/2008, tendo assumido o cargo aos 26 anos, sendo eleito como um dos mais jovens parlamentares da história e o mais votado de todos os tempos no município até os dias atuais, com 1.374 votos.

No TED da OAB-ES, Fred ficará responsável por opinar e julgar processos éticos e disciplinares da classe de advogados no Estado do Espírito Santo. O mandato para o cargo será pelo período de 3 anos, durante o triênio 2019/2021, e é uma das funções mais importantes dentro do sistema OAB, o qual exige muita competência, idoneidade e imparcialidade.