Foi realizada na tarde desta quarta-feira (27), a solenidade de passagem de comando do 11º Batalhão da Polícia Militar, na Câmara Municipal de Barra de São Francisco.

A Unidade que é responsável pelo policiamento implementado nos municípios de Barra de São Francisco, Água Doce do Norte, Águia Branca, Ecoporanga e Mantenópolis, até então era comandada pelo Ten Cel QOCPM Luciano Silva Suave, e agora passou a ter como comandante o Ten Cel QOCPM Romulo Souza Dias.

Ten Cel QOCPM Romulo Souza Dias.

O evento contou com a presença do Comandante-Geral da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), Cel QOCPM Moacir Leonardo Vieira Barreto Mendonça, dos comandantes dos batalhões subordinados ao CPO Noroeste, do Comandante da 18ª Cia Ind da PMMG, Prefeito Alencar Marim, além de várias autoridades civis e militares.

Na oportunidade, o Ten Cel QOCPM Luciano, que tinha assumido o comando no início de 2017, fez um discurso que emocionou os presentes, falando da grande satisfação em ter comandado o 11º BPM por quase dois anos e do aprendizado adquirido durante sua estada na Unidade, além de enaltecer as atuações dos militares que estão lotados no Batalhão.

O então DPM (Destacamento Policial Militar) de Barra de São Francisco funcionava junto à Delegacia de Polícia Civil e era comandado pelos Delegados ou Subdelegados de Polícia quando estes eram militares. Quando os Delegados e Subdelegados se tornaram civis, os comandantes do DPM eram militares, até 1986, quando se criou o 2º Pelotão da 1ª Companhia do 2º Batalhão de Nova Venécia, transferido para a Rua Maranhão, Centro de Barra de São Francisco.

Em 8 de abril de 1998, a 3ª Cia do 8º Batalhão, através de um decreto do Governador Vítor Buaiz, foi transformada na 4ª Companhia Independente da Polícia Militar, com sede em Barra de São Francisco e abrangendo ainda os municípios de Ecoporanga, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alto Rio Novo e Mantenópolis. Assumiu, então, como primeiro comandante da 4ª Cia Independente, o então major PM Ailton Romais, sendo seu subcomandante o capitão Alex Voney de Almeida.

Em 02 de julho de 2002, a 4ª Cia Independente, através do decreto 1049-R, do Governador José Inácio, foi transformada no 11º Batalhão da Polícia Militar com sede em Barra de São Franciscoe abrangendo, ainda, os municípios de Ecoporanga, sede da 2º Cia; Água Doce do Norte, sede do 4º Pel da 1ª Cia; Águia Branca, sede da 1ª Cia e Mantenópolis, sede do 3º Pel da 1ª Cia além do Alto Rio Novo. Assumiu então, como primeiro comandante do 11º BPM o major PM Paulo César Vieira.

Hoje, o 11º Batalhão é responsável pela segurança pública não só de Barra de São Francisco, mas também dos municípios de Águia Branca, Água Doce do Norte, Ecoporanga, Mantenópolis, no firme propósito de defender os valores da sociedade norte-capixaba.