Poucos perceberam, mas Trevor Noah fez ao vivo a maior pegadinha da história do Oscar

Comediante disparou ao vivo uma frase em xhosa, um dos idiomas oficiais da África do Sul.

Rafael Argemon / HuffPost Brasil

Ao apresentar o filme Pantera Negra na cerimônia do Oscar, no último domingo (24), o comediante sul-africano Trevor Noah tirou uma com a cara de todo mundo e pouca gente percebeu. Apenas aqueles que falam o idioma xhosa.

Ele brincou com o fato de que depois do sucesso de Pantera Negra, as pessoas, não importa de que parte do mundo sejam, sempre que o conhecem falam “Wakanda Forever”, o grito de guerra da nação africana fictícia retratada no filme.

Quando eu era um garoto em Wakanda, eu via [o Príncipe] T’Challa sobrevoando nossa aldeia, e ele me lembrava uma grande frase de xhosa. Ela diz: ‘Abelungu abazi ubu ndiyaxoka’, que significa: ‘Em tempos como estes, somos mais fortes quando lutamos juntos do que quando tentamos lutar separados’”, disse Noah em seu discurso de apresentação.

De acordo com a BBC, muita gente achou bem legal esse toque “étnico” com uma bonita mensagem de integração. Mas era tudo Pegadinha do Malandro.

A frase em xhosa não significa nada disso, mas sim “brancos não sabem que eu estou mentindo”. A brincadeira foi revelada em tuítes de pessoas que entendem xhosa, um dos idiomas oficiais da África do Sul, e se divertiram muito com a brincadeira do comediante.

Veja o vídeo aqui: