Dizer que Barra de São Francisco é referência em granito já virou clichê. O município é um dos maiores produtores de rochas ornamentais do Brasil e é comum ver o sucesso de empreendedores francisquenses, que levam o nome da cidade para todo o mundo.

A força do setor segue em alta no mercado internacional. O Brasil ocupa a 4º posição de países que mais produziram pedras naturais, sendo responsável por 7% da produção mundial do setor de rochas, com transações comerciais em um montante de US$ 992,5 milhões em exportações só em 2018.

O Espírito Santo é o principal estado exportador, respondendo por US$791,3 milhões das exportações, o equivalente a 79,37% do total de faturamento do país.

Nesse cenário, entre os dias 12 e 15 de fevereiro de 2019, aconteceu a maior feira de rochas ornamentais das Américas, a Vitória Stone Fair. A feira abriu o calendário mundial de eventos do setor de mármore e granito e recebeu mais de 20 mil visitantes, entre os quais compradores de mais de 46 países.

Barra de São Francisco estava muito bem representada e ganhou destaque na feita. Além das grandes empresas, com seus estandes e materiais exclusivos, o município ganha destaque também pela grande quantidade de empreendedores que visitam a feira em busca de informações, clientes e parceiros.

O evento é uma vitrine para a promoção e fortalecimento no cenário mundial e também uma alavanca de oportunidade de negócios para as empresas do setor, principalmente com o mercado estrangeiro.

 

Espírito Santo

Detentor da maior diversidade de pedras naturais do mundo, com grande variedade de materiais clássicos e exóticos, o país também carrega o título de 6º exportador mundial de rochas ornamentais e grande Parte dessa conquista é impulsionada pelo mercado capixaba: o Espírito Santo possui o maior parque industrial brasileiro e mais de 90% dos teares multifios em funcionamento.

Ainda de acordo com o levantamento divulgado no relatório de exportações de dezembro de 2018, ficou confirmado que o Espírito Santo permaneceu na liderança dos estados brasileiros que mais exportaram nesse mês; já no ranking das 30 maiores empresas exportadoras de rochas ornamentais do Brasil, referente ao período de janeiro a novembro de 2018, 29 delas são do Estado.

Temos consciência de que superar os desafios presentes demandarão uma boa quantidade de esforço, dedicação, disciplina e união. Esses, aliás, são os alvos presentes no nosso planejamento. Acreditamos que nossas expectativas nos campos político e econômico se transformem em realidade, que tenhamos, por exemplo, maior segurança jurídica nas atividades e melhoria nas condições de infraestrutura logística, o que com certeza, nos trará ganhos de produtividade, conduzindo ao desenvolvimento de nossas empresas, nossa sociedade, nosso Estado e o nosso Brasil”, diz Tales Machado.

Veja também: Prefeito de Barra de São Francisco, Alencar Marim prestigia Vitória STONE FAIR 2019